Dutra, desculpa, não expliquei por completo.
Como não sei se você tem conhecimento nessa parte e até pra ficar
claro pra lista, no geral, vou tentar explicar sem usar os termos da
programação em Hibernate.

Ele não faz duas consultas.
É que no caso de uma alteração de dados vc já trás todas as
informações daquela tupla.
Aí quando é passado pro Hibernate persistir/gravar, vão suas
alterações no tupla, inclusive a chave primária.
Aí ela estará preenchida e ele faz um update.
Se você criou um registro a chave primária não está preenchida aí ele
faz INSERT.
Espero ter esclarecido. Se ficar dúvida, como não é o foco da lista,
pode me mandar email direto.

Bruno E. A. Silva.
Analista de Sistemas.