Em 10 de outubro de 2011 17:52, Shander Lyrio
<shan...@nucleo45.com.br> escreveu:

>        Relendo, talvez eu não tenha respondido esta pergunta.
>
>        Se o objeto foi criado pelo sistema, estando ou não persistido no banco
> de dados ele obrigatoriamente estará em memória. Qualquer variável
> manipulada por um programa deverá estar em memória. Só não estará se
> ainda não foi criado.

Ok, mas imagine que há outra aplicação conectada ao banco de dados e
insere um registro. Como o aplicativo (persistência) saberá que o
objeto existe no banco, mas não na memória?

Certa vez já tive que fazer _quase_ isso para simular o comando
"MERGE" de outro SGBD, e não tive outra opção a não ser criar um
programa que tentasse inserir, e no caso de violação da PK tratava o
erro em código fazia um UPDATE.

--
TIAGO J. ADAMI
http://www.adamiworks.com