2011/10/14 Alexsander Rosa <alexsander.r...@gmail.com>

> Supondo que você esteja se referindo a mim (Alexsander), o problema é
> o uso indiscriminado de chaves artificiais. Por exemplo, uma tabela de
> CEP não precisa ter uma coluna "id_cep" como PK, o próprio CEP é uma
> PK melhor. Neste caso, para saber o CEP de um logradouro é preciso um
> JOIN a mais. Outro exemplo: porque usar "id_sexo numeric" se podemos
> usar simplesmente "sexo char(1)" com um CHECK para garantir que seja
> "M" ou "F"? Muita gente usa ID em toda a base, de ponta a ponta, e
> isso é ruim.
>
> --
> [...]

Voce citou um bom exemplo, no caso de CEP "cidade" onde o cep pode repetir
até 2 vezes ou mais.

Exemplo:
Rua Pio XII           Centro    Mairiporã    SP    07600000
Rua XV de Novembro    Centro    Mairiporã    SP    07600000

Vou cirar um outro exemplo calssico, Nota Fiscal, qdo a NF chegar a 999.999
ela volta ao 1 e muda a série, quem coloca NF como PK ja esta cometendo um
erro, o ideal seria NF+DataEmissão ou NF+Serie

Na minha opnião tem que ter muito cuidado com relação a chaves etc.