Em 08-06-2012 11:52, Fabrízio de Royes Mello escreveu:
> Pessoal,
>
> Sabemos que o tamanho de bloco padrão do PostgreSQL para os datafiles e
> xlog é de 8k, e isso pode ser modificado ao criar um cluster com initdb [1].

Não, esta afirmação não está correta.
Você precisa recompilar o PostgreSQL para mudar o tamanho das *páginas*
do PostgreSQL, que por padrão são de 8kiB.

> Porém no Linux quando criamos um filesystem (ext4, xfs, etc), por padrão
> ele utiliza 4k como blocksize, isso devido ao PAGESIZE do kernel possuir
> esse valor.

Depende do sistema de arquivos.
XFS no Linux é limitado a blocos de 4kiB.
E não confunda tamanho do bloco com o tamanho do extent.

> Olhando na net (dever de casa com google) vi inúmeros questionamentos a
> respeito de trocar o pagesize do kernel de 4k para 8k e vi pessoas
> dizendo que isso somente é possível com i386 pois arquiteturas 64bits
> não é possível mudar [2].

Desconheço tal situação.

> Enfim, se não é possivel mudar o blocksize do meu filesystem para 8k
> para ficar igual ao PostgreSQL, então o mais correto é diminuir o
> blocksize do PostgreSQL?? Ou estou errado?? A rigor não seria mais
> adequado os tamanhos de bloco do PG e do Filesystem serem iguais para
> melhorar o I/O, ou estou equivocado??

O Euler acabou de responder e a resposta dele deve te ajudar corretamente.

Basicamente, tamanhos menores de páginas no PostgreSQL vão ajudar em
escrita/leitura rápida (OLTP) e tamanhos maiores vão ajudar em leitura
lenta (OLAP/DW).

Procure entender o que é "Block Contention" para esclarecer.

[]s

Flavio Henrique A. Gurgel
Consultor e Instrutor 4Linux
Tel: +55-11-2125-4747