On 09-07-2013 08:43, Luiz Carlos L. Nogueira Jr. wrote:

[*não* abra outro assunto; isso bagunça o histórico]

> O estranho é que quando ele aparece nem entrei ainda no swap e tenho
> vários buffers livres (free -m).
> Estou com a versão 9.1.9
> Máquina: 8 cores, 32GB, 6GB shared_buffers, 20MB work_mem.
> Isso ocorre mais quando tenho muitos processos "idle in transaction",
> mas não obrigatoriamente.

Como você não continuou a outra thread, eu não vou buscá-la aqui e
talvez esteja perguntando algo que já está lá mas...

(i) qual o valor do parâmetro do kernel vm.overcommit_memory?

sysctl vm.overcommit_memory

(ii) qual o valor do parâmetro do kernel vm.overcommit_ratio?

sysctl vm.overcommit_ratio

(ii) olhe nos logs do SO se há entradas do OOM killer

grep -i kill /var/log/messages*

(iii) há alguma outro serviço concorrendo com o postgres nesta máquina?
(iv) você já executou um analisador de memória (por exemplo memtest)?
(v) qual a versão do kernel utilizada?

--
   Euler Taveira                   Timbira - http://www.timbira.com.br/
   PostgreSQL: Consultoria, Desenvolvimento, Suporte 24x7 e Treinamento