Dá pra usar tanto nas trilhas próprias, como nas trilhas públicas do OSM.

No iD já é feito por padrão com todas as trilhas. No JOSM, você precisa habilitar a opção "Baixar dados GPS brutos" naquela janela em que você escolhe a área da qual vai baixar os dados. Depois disso, é só selecionar a camada das trilhas de GPS baixadas e fazer o que eu descrevi no diário.

abraços,
wille