Se for para pegar números de casas, recomendo utilizar o aplicativo Keypad
Mapper 3 <http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Keypad-Mapper_3>
Ele facilita porque quando você está andando, você indica em qual direção
está o edifício e no final ele cria um arquivo OSM com os pontos com o
addr:housenumber=* e name=* nos lados certos pra você só verificar no JOSM
e adicionar addr:street=* e posicionar os pontos no meio dos edifícios.
Testei ele recentemente, e fiz revisão dos números de ruas ontem usando o
Vespucci: http://www.openstreetmap.org/changeset/21504664

Quando você diz as placas das ruas, você quer dizer placas de sinalização
ou de nomes de ruas?
Se for de nomes, já deu uma olhada na camada do mapa do IBGE que o Thiago
Santos está fazendo? ( http://tiles.tmpsantos.com.br/ )
Se for placas de sinalização, o jeito é ir lá e tirar foto mesmo (com um
aplicativo ou fazendo fotos georreferenciadas), mas veja pelo lado bom:
você vai estar garantindo não só que são legais, mas que são atuais.

Abs,
João