As associações que realmente funcionam, que perduram no tempo, se um dia
começaram como anarquistas, deixaram de sê-lo. Pequenas "sociedades"
alternativas podem até existir, mas elas não deixam legado. Este é algo que
nesses cenários fica apenas para e na imaginação (percepção) de cada
indivíduo.

Todo ser humano tem tendência para o anarquismo. No íntimo, ele agrada a
cada um de nós. Na verdade, é a tendência mais natural: vermos nossa
vontade satisfeita. É o atrativo! Porém, não são pressupostos do anarquismo
as buscas por unidade de pensamento e/ou elementos de consenso. Muito pelo
contrário, um sistema anarquista tem o conflito de vontades em sua essência
e NENHUM remédio para ele.

Não há ajuste fino a fazer em um sistema anarquista. As vontades dos outros
não importam. Ou quando importam, é completamente à mercê de uma
fantasmagórica "consciência comum".

Uma consciência aperfeiçoada só pode surgir em sistemas em que há uma
educação. Para esta consciência ser mais social, o processo educativo
também precisa sê-lo. Os aristocratas tinham/tem sua educação diferenciada,
e por isso a consciência deles é menos social. O detalhe é que a educação
não é algo que agrade nossas naturezas; sempre é uma imposição mais ou
menos aparentada com um presente, mais ou menos sadia.

Se você que me lê acha-se alheio a essas "regras do real", por
considerar-se *hacker* ou amante do conhecimento, entenda que você foi
condicionado a isso também. Você já foi o moleque que só queria aprender o
que lhe apetecia. Se hoje você consegue um pouco desse prazer, é porque
fora obrigado a aprender uma série de outras coisas que lhe deram base para
tal, e que não lhe apeteciam. Em outras palavras, você foi educado!
Determinados conhecimentos tiveram de ser impostos a você. Ou você não
conseguiria em seus míseros 70 anos de vida naturalmente anarquista
aproveitar achados de milhares de anos da comunidade global. Você até ter
sido um menino curioso, mas de você também foi domado, você realmente não
gostou (a todo momento) de todo o processo da sua educação.

Alexandre Magno