Além das dicas abaixo. Essa deu certo comigo. Fiz um backup do MBR e
guardei em um Cd.
Minha máquina tem duplo boot e uma vez tive que reinstalar o windows,
com isso ferrei o MBR e o grub de quebra. Como eu tinha backup do MBR,
foi só restaurar o backup.

Para fazer o backup:

sudo dd if=/dev/hda of=backup.mbr bs=512 count=1

(Basta verificar se a IDE onde onde está o hd com o linux é primaria(hda) ou
secundaria(hdb))

Você pode salvar em um disquete.

Se você ferrar o grub, será necessário dar boot por um live-cd do ubuntu para
poder restaurar o backup pelo terminal com o comando:

sudo dd if=backup.mbr of=/dev/hda

Ronan

>>> https://launchpad.net/~arlei