Vamos lá...

Toda pergunta é bem vinda aqui, desde que após pesquisar você não tenha
encontrado a resposta. Assim como toda a resposta é aceita, desde que seja
amigável e útil.

A resposta da Marta foi bem didática e reflete bastante o consenso geral.
Mas de qualquer forma, existe uma certa confusão com os conceitos de vírus,
worm, rootkit, spywares e demais. Recomendo uma pesquisa, a wikipedia tem
boas definições, mas é legal expandir a leitura à outras fontes.

Nos repositórios do ubuntu temos alguns antivirus, mas os mesmos são para
servidores de email ou para serem executados em partições/pontos de
montagem/etc windows.
Não ter um vírus efetivo para linux não quer dizer que não existem ameaças
para o mesmo(vide email da Marta), assim como muitos caem no "não vírus para
Mac" e esquecem que ameaças vão alem do conhecido vírus.

Licio Fonseca
A Ubuntu Member
http://launchpad.net/~licio
licio AT ubuntu.com - US:1-678-701-LICI