O DataGramaZero de ABRIL 2009 esta' disponível

O DataGramazero de ABRIL 2009   traz os seguintes artigos:


1 - O A construção de sentido na informação das histórias em quadrinhos
 Robson Santos Costa e Evelyn Goyannes Dill Orrico

Resumo: Discute a construção de sentido na linguagem das histórias em quadrinhos compreendendo-a como um meio facilitador de transmissão informacional, fazendo um breve relato de como a área da Ciência da Informação trabalha com a informação nas mais diversas formas de linguagem, especialmente as específicas da contemporaneidade. .

2 - Informação e conhecimento em redes virtuais de cooperação científica: necessidades, ferramentas e usos
 Maria Aparecida Moura

Resumo: A intensificação do uso das tecnologias interativas em rede ampliou o atual cenário de produção e comunicação científica com a conseqüente diversificação dos atores, o intercâmbio de funções e a relativa horizontalização das relações sociais no processo de produção científica.

3 - A Multitasking de mídias como bloqueador do processo criativo:uma visão desde a criação do conhecimento Mauricio Uriona-Maldonado e Tarcisio Vanzin e Vânia Ribas Ulbricht e Gregorio Varvakis

Resumo: Este artigo propõe que a multitasking de mídias – a realização de várias atividades midiáticas de forma simultânea – se comporta como bloqueador do processo criativo, desde o ponto de vista da criação de conhecimento, necessária para produzir inovações.

4 - Hermeneus: Um Framework para Recuperação e Busca de Informação
Fabiano Duarte Beppler e Frederico Torres Fonseca e Roberto Carlos dos Santos Pacheco

Resumo: Incerteza, ansiedade, dificuldade em traduzir as suas dúvidas e sistemas pouco interativos, também são questões que afetam os usuários enquanto exercem um comportamento de busca.O Hermeneus visa a atuar como um intermediário que auxilia os usuários a mudarem de uma condição de necessidade por informação para uma condição de solução

5 - O bibliotecário clínico no Brasil: reflexões sobre uma proposta de atuação em hospitais universitários
Vera Beraquet e Renata Ciol

Resumo: Foi possível identificar possibilidades de uma nova e eficiente relação profissional entre bibliotecários e o corpo clínico do hospital universitário. Foi possivel identificar a possibilidades de uma nova atuação do profissional bibliotecário na área da saúde, bem como a sua relação com o corpo clínico do hospital.

6 - O contexto sociocognitivo do catalogador em bibliotecas universitárias: perspectivas para uma política de tratamento da informação documentária Mariângela Spotti Lopes Fujita e Milena Polsinelli Rubi e Vera Regina Casari Boccato

Resumo: Os resultados demonstraram que os catalogadores seguem uma metodologia sistematizada e consolidada pela literatura para catalogação de forma (tratamento físico), porém não demonstram metodologia para a catalogação de assunto (tratamento temático)..
------------------------------------------------------------------------------------

Ainda, no DZG temos duas recensões a do livro " O modo da informação: pós-estruturalismo e contexto social" de Mark Poster e Da arte da guerra a arte de planejar" de Francisco Antonio Cavalcanti. . Os LINKS remetem a sites relacionadas com os artigos deste número.

Em Colunas o artigo de opinião "A política de informação em ambientes de estoques digitais"

O editorial apresenta  "Argumentos contra o admirável mundo novo".


O DataGramaZero de ABRILde 2009 está disponível em:

http://www.datagramazero.org.br
http://www.dgz.org.br
http://www.dgzero.org


Este é um periódico de acesso livre e tem o ISSN 1517-3801. É indexado no Brasil e no exterior e esta' disponível na Internet em formato html, livre para leitura e cópias. No mesmo site é possivel o acesso aos dez anos do Datagramazero com cerca de 40 números da Revista, 300 artigos, algo como 400 autores e 5 mil referências vinculadas a estes artigos.

O periódico é unicamente virtual e tem por objetivo induzir e construir elementos facilitadores de um melhor acesso à informação. Tem um leitorado médio estimado em 4.000 acessos ao mês e é listado no Qualis da Capes em mais de uma área do conhecimento.
_______________________________________________
Instruções para desiscrever-se por conta própria:
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/options/bib_virtual
Bib_virtual mailing list
[email protected]
http://listas.ibict.br/cgi-bin/mailman/listinfo/bib_virtual

Responder a