Aqui em Porto Alegre os Juizados Especiais Criminais funcionam muitíssimo bem, já o Cível... deixa muito a desejar, pela seguinte razão (no meu entender): as "sentenças" (que não são sentenças, e sim paraceres) não são dadas pelo juiz titular, mas pelo juiz leigo (que "qualquer" advogado pode ser), o titular somente homologa a decisao.

A apelação não é julgada pelos leigos, mas pela câmara recursal dos JEs.

De qualquer maneira, quem procura os JE (criminal ou cível) sai com uma solução rápida, uma vez que o juiz leigo ganha por acordo feito, o que faz com que as coisas "se apressem".

Eu, particularmente, tenho ressalvas quanto aos JE. Prefiro outras soluções, até conciliadores são mais "acertados" nas soluções. Têm a solução justa para o caso concreto.