Olá,

Ao contrário, o Raid5 alivia o stress dos discos e mantém uma
redundancia caso um dos disco falhe. O único mal que vejo no raid5 é a
perda de um disco de paridade e a equivalencia entre os discos (todos
precisam ser iguais em tamanho e velocidade). Se uma aplicação ficar
lenta usando raid-5, com certeza será muito mais lenta com uso comum.

Citação de: http://www.conectiva.com/doc/livros/online/9.0/servidor/raid.html
"...o desempenho de escrita geral ainda sofre por causa do processamento
adicional causado pela leitura, re-cálculo e atualização
da informação sobre paridade. Para aumentar o desempenho de leitura de um
arranjo RAID-5, o tamanho de
cada segmento em que os dados são divididos pode ser otimizado para
a aplicação que estiver usando o arranjo. O desempenho geral
de um arranjo RAID-5 é equivalente ao de um RAID-4, exceto no caso
de leituras seqüenciais, que reduzem a eficiência dos algoritmos
de leitura por causa da distribuição das informações
sobre paridade."
Obviamente é caro, porque se usa uma placa SCSI específica para raid
que tem controladora e memória independentes, algumas até com
paridade. Não há disco no mundo que seja mais rápido do que discos
SCSI rodando em paralelo. Se a empresa tem dinheiro e quer proteger
suas informações, raid-5 é o caminho.

Como já disse, não sei de outros bancos de dados, mas em Progress
é inviável. A Progress recomenda enfaticamente que não se use RAID5
em sistemas baseados em Progress/Open Edge. Mas, como não é o caso,
talvez funcione. :-)

Agora raid por software (terrível) é terrivel, mas o uso dele não está
ligado a performance, mas sim a flexibilidade. Outros tipos de raid,
como raid-1 é lento mesmo porque faz mirror no outro disco, ainda
assim é mais rápido do que o mirror por software.

Concordo. A situação piora ainda mais porque o Maximiliano pretende
ter várias VMs num único servidor.

Em se tratando de PG e banco de dados, vai muito do tunning que se
faz. Quem tem banco de dados parrudo prefere a "clusterização". Rodei
muito tempo raid-5 com MSSQL (não é mysql) e posso garantir que a
performance num raid-5 é espetacular.

Bom saber disso. Como só tenho informações de BDs Progress, fico
meio perneta em dar opiniões sobre isso :-D.

[]'s e sucesso.

Grande abraço.

"Just give them the rope
and they will hang themselves up"