Segue algumas informações que podem auxiliar na implantação do sistema de
e-mail marketing em um servidor Debian:

1 - Deve-se levar em conta o esforço que deverá ser dedicado à manutenção
do servidor, gerenciamento do sistema e de seus usuários e também a gestão
dos ips utilizados para disparo. Você poderá mensurar isto analisando os
próximos tópicos.

2 - Qual será a fonte das listas de e-mail que serão utilizadas no disparo,
pois , conforme o amigo P.J. informou anteriormente, para enviar uma
mensagens de marketing para um endereço de e-mail, deve-se sempre confirmar
se o mesmo solicitou por isto, caso contrario seria caracterizado como
spam. Isto traria graves problemas, conforme descrito nos próximos tópicos.
Para avançar ao próximo item deve-se levar em conta que você deverá aplicar
politicas de controle e até mesmo ter o poder de banir um usuário que
utiliza o sistema de forma contraria as politicas estabelecidas. Caso você
não tenha controle sobre isto, o melhor é terceirizar, visto que não ira
agregar um retorno satisfatório no uso do serviço, gerando apenas mal
estar, tanto no uso do sistema, quanto em sua administração no geral.

3 - Supondo que o item anteriores foi satisfeito, podemos dividir a
implantação do sistema em duas partes. A primeira aborda a infra estrutura,
já a segunda aborda politicas e integração, normas e rotinas
administrativas.

3a - Infra estrutura:
Pensando no servidor apenas para disparo de e-mail, e não como um servidor
de hospedagem de e-mail, será necessário o uso de um servidor MTA,
recomendo o Postifix(servidor de e-mail, um dos, senão o, mais popular)  +
outros outros programas que não serão abordados agora, visto que estamos
tratando do básico para o funcionamento da ferramenta.

Um domínio FQDN de onde o servidor fará parte como host e por onde será
feito o envio das mensagens, por exemplo: marke...@seudominio.com.br

Após configurar o servidor corretamente e ter um domínio valido para o
mesmo, será possível avançar ao próximo tópico

3b - Normas, politicas e rotinas
Ao tentar enviar mensagens de e-mail a partir de um servidor especifico,
deve-se adequar-se as normas para utilização do serviço MTA, estas que
levam em consideração sua reputação( Quem e você?, O que você envia?, Qual
é o seu histórico? e Posso confiar em suas mensagens?). Esta reputação
resume-se na avaliação constante do seu IP, evitando blacklists (Má
reputação causada pelo envio de mensagens não solicitadas, esta que pode
ser evitada de acordo com o 2º tópico, aqui colocado.), avaliando e
acompanhando a comunicação do seu servidor com outros servidores de e-mail
(Neste caso seria a comunicação entre administradores de serviço de e-mail,
por meio de ferramentas por onde pode-se acompanhar a porcentagem de
entrega, spam, reclamações, etc.) e também a publicação dos registros DNS
corretamente, como o MX, SPF e DKIM.

Seguindo esta sequencia, será possível a implantação de um servidor básico
e funcional de disparo de mensagens, ainda há muito mais a ser feito, porem
creio este não ser o momento correto para entrarmos em detalhes. Lembrando
que ao atuar em um projeto deste nível, será necessário uma dedicação
especial de tempo, em torno de 3 meses para que o mesmo possa funcionar
corretamente, e se gerenciado corretamente, alcance um bom nível de
confiabilidade.

Obs:
Prezados,

Caso eu tenha dito alguma besteria ou tenha deixado de fora um item
importante, ponho-me a disposição para criticas e correções. Juntos podemos
ampliar ainda mais nosso conhecimento.

Atenciosamente,

José Luiz Martins Oliveira

Cel.: +55 011 96277-4318