Ufa

Ainda bem que tem um advogado do diabo...rsss
Desculpe o email ficou longo e eu sou meio filosofo...

Ok Vou falar um pouco da minha experiência como administrador  e instrutor.

Trabalho com Linux desde 1996 sou/fui instrutor linux em empresas como
Green, Faculdade Sumare, 4Linux entre outras.

Por 2 anos estive a frente da Conectiva/Filial Sp e TODOS os tecnicos
quando eu fazia a entrevista sobre qual distribuição conheciam e qual
usava( isto em 2000/2002)  , a resposta era sempre:

conheço red hat, slackware, conectiva , mas no dia a dia uso Debian.

Bem isto na época ,me  intrigou pois TODOS invariavelmente falavam o mesmo.

Bem depois que sai da Conectiva e abri o meu próprio negócio eu fui
conhecer um pouco mais a distro Debian . Ficou muito claro porque todos
usavam. Algumas funcionalidades que eu não via nas outras distros:
a) facilidade de instalar pacotes ( veja que estamos falando em 2000/2002 e
usar rpm era triste....)
b) numero de pacotes que o debian tinha/tem perto das outras distros
comerciais
c) estabilidade/usabilidade da distro.
d) compromisso com a comunidade GNU Linux
e) facilidade para o administrador, pois  como exemplifiquei no email
anterior, os pacotes são feitos por administrador para administrador e
facilitam muito o dia a dia.

Bem pensando nos dias de hoje temos :
a) caiu por terra pois com os novos instaladores de Red Hat e Suse isto
ficou igual nas distros.
b) bem aqui o Debian ainda está na frente principalmente se vc comparar com
a Red Hat e Suse.
c) todas as distros hoje tem suas atualizações de segurança e relativa
estabilidade( algumas mais outras nem tanto...80) )
d) empresas comerciais como Red Hat e Suse não tem tanto compromisso se
formos comparar com Debian, mas é claro que ela contribuem e muito com a
Comunidade.
e) opps aqui Debian ainda sai ganhando...rsssss

Bem em sala de aula o que eu consumo comentar. Ok vc vai usar uma maquina
IBM e Oracle. Então escolha Red Hat para instalar pois é uma distro onde vc
terá a homologação do fabricante de HW e SW. Isto quer dizer que não roda
em Debian? Não, roda em Debian , mas se vc ligar para a Oracle com um
problemas de suporte eles vão desligar o telefone na sua cara.....8) e eu
concordo com isto, pois imagine homologar o Oracle com mais de 400
distros.... impossivel.....

Ok qual a diferença fundamental nas distros? Bem depois que está instalado.
samba é samba, apache é apache. O que vai mudar é o sw de instalação, o
suporte se é pago ou não e a estabilidade e o tempo em que a distro dá o
suporte aos sws daquela versão.

Ser vc é feliz com Red Hat, ótimo, fico feliz com isto, pois cada distro
tem os seus segredinhos de como administrar melhor o seu sistema.

Vc prefere Suse, excelente sinta-se em casa.

Vc é do time do slackware. ótimo seus conhecimentos em compilação e pacotes
devem ser maiores que das outras distros.

Eu como costume em minha vida prefiro achar o que tem de igual entre nós em
vez de ficar discutindo as diferenças 8-)

Distro é mais ou menos como preferencia por mulheres. Uns gostam de loiras,
outros gostam de morenas e existem o que gostam de outros homens... nada
 contra, o importante é ser feliz  e deixar que os outros sejam felizes
tambem.

No meu dia a dia já ví administradores M$ que quando conhecem Linux se
apaixonam ( por que será). Conheço tambem administradores M$ que acham
linux um lixo ( pena que eles nunca usaram para poder dar uma opinião
verdadeira, pois vc só pode falar mal depois que conheçe.)
Conheço administradores de Slackware que quando mostrei como era o Debian
adoraram. Outros acharam melhor ficar com o Slackware....( Novamente nada
contra, linux é linux).

Resumidamente eu prefiro Debian pelas características que ele tem , mas se
vc me pedir para instalar um oracle eu vou pedir uma licença do Red Hat
para instalar.

Deixe-me contar mais uma estorinha. Eu trabalhei na Conectiva de 1994 a
2000. Um dia um dos vendedores me levou numa reunião para uma empresa
grande que compravam muito roteadores da Cisco. Sabe o que ele me disse?

Paulo, eu sei que os roteadores da Conectiva me atendem, tem preço melhor,
tem assistencia tecnica no Brasil, etc. Mas se um dia a minha filial parar
porque  queimou um roteador  e meu diretor perguntar porque a filial não
faturou durante 2 dias e eu disser que porque queimou um roteador da
Cyclades meu diretor vai perguntar (: Cyclades ??? eu nunca ouvi falar) e
eu vou me queimar com o meu diretor. Ao passo que se eu disser que queimou
um roteador da Cisco que é o mais conhecido e vendido no mundo ele vai
reclamar mas eu não terei tantos problemas.....

Eu já vi administradores assim . Porque vc coloca o Red Hat ou Suse se
Debia/slackware/etc tem a mesma funcionalidade? Eles podem dizer porque Red
Hat tem uma empresa por detras e eles pagam pelo suporte e que funciona e
não usam outra distro porque não tem suporte. Eles estão certos? Dependendo
do que eles trabalham eu faria  a mesma coisa.

Na vida existem administradores que querem trabalhar com o máximo de
sossego sem se arriscar, tem os administradores que gostam de tecnologia e
gostam de se arriscar um pouco, tem os destemidos e aficcionados por novas
experiencias e tem os bundoes que abaixam a cabeça e fazem o que o diretor
manda......

Gosto é gosto , não se discute, quando muito se lamenta...rsssss

Bem um pouco de minha experiência e opiniões.

[]s e parabens a quem chegou até o fim do email...