Concordo com Adiel, a homologação é que faz a diferença no mundo
empresarial e o capitalismos "destroi" tudo. Raspberry Pi é debian
(Raspbian) por padrão, infra de grandes empresas usam Debian (Google,
Heroku, Amazon e etc) com algumas misturas claro. O que faz o Debian
diferente e "melhor" para mim é sua simplicidade, segurança, estabilidade,
velocidade e principalmente a sua comunidade e o modo como o rumo da distro
segue atravéz de uma forma verdadeiramente comunitária.

E tipo espero que o Debian continue com o Gnome, mas se realmente for mudar
(segundo o e-mail da lista de devs, está quase certo) para o Xfce, eu
continuarei com Debian, porém vou instalar sem desktop e instalo
manualmente usando o Debian netinstall ;)

Desculpe-me pelo off-topic.