Defina "redes livres"?  Livre num sentido político, como pregam os
militantes mais de esquerda que misturam assunto não técnicos como música
livre, grupo livre, coletio livre (cadê o coletivo do sexo livre?), ou
livre num sentido mais técnico, de código livre e aberto, como pregam os
que adoram Unix?

Se for a primeira definição, já existe o diaspora, que não é nada mais que
um grande fracasso.  E abandonado.  Quem prega seu uso normalmente apela
pelo lado político, mas não tem a competência técnica pra dar manutenção no
código, que está abandonado.

No quesito 2, pra citar alguns, temos o FB e o Noosfero, do
softwarelivre.org/debianbrasil, e esse onde já se está centralizado boa
parte da informação.  Apenas a discussão fica localizada no FB, por conta
da quantidade de pessoas no grupo (mais de 4k).

Então defina melhor "rede livre"?  Livre de quem?

Abs,
Helio Loureiro
http://helio.loureiro.eng.br
http://br.linkedin.com/in/helioloureiro