DUTRA, vou inverter um pouco as respostas:

Quanto à IRAID, mesmo que no significado tenha inexpensive, no mundo real,
TODOS os storages de alguns milhões utilizam outros discos que não
inexpensives.

Até quando eu pude falar com Andre no último FISL, sobre ZFS, eles estavam
utilizando, em produção, FreeBSD com OpenZFS.

Atte.,

--
Flávio Menezes dos Reis
Analista de Informática