O Sr. está esbarrando em dois problemas históricos do debian .

Uso de 2 monitores, e portas HDMI .

Encontrei estes problemas pela primeira vez em 2015, na época encontrei as
"explicações" em fóruns ( em Inglês, não há volume suficiente de usuários
em PT para que este fórum chegue a ser útil )  .

Tem a ver com a mentalidade extrema dos desenvolvedores do Debian em
relação a firmware( ou qualquer coisa na verdade ) proprietário .

Cada monitor tem um código EDID que descreve exatamente o que ele faz,
resoluções e frequências de varredura .

E esta informação é, bem, proprietária .

Qualquer um pode puxar isto via internet, existe um banco de dados
centralizado sobre isto .

Mas como estes dados são considerados "non-free" pelos desenvolvedores do
Debian, eles usam um bando de dados "alternativo" que é voluntário, cada um
coloca nele o que desejar, e a maioria dos fabricantes de monitores
simplesmente o ignoram, para quê ter este trabalho adicional se já existe
um bando de dados sobre isto ?

Sem estes dados do EDID o SO simplesmente não sabe o que aquele monitor
pode fazer, pto é ignorado pelo SO .

O tipo de extremismo que vem prejudicando o Linux a décadas .

Foi por este motivo que eu acabei comprando um monitor Ultra Wide com
resolução de 3880 x 1440, assim eu não preciso de 2 monitores, e uso a
porta Displayport ao invés da porta HDMI .

Economizar dores de cabeça .

Uma solução alternativa seria tentar o Ubuntu Studio, ele costuma se dar
bem com cenários de 2 ou mais monitores .

Boa sorte .

Responder a