Maikon, boa noite!

Não entendi bem o que está acontecendo... Mas, vamos lá!
Você hoje usa: uma placa-mãe com chipset relativamente "novo"; usa um i5 de
11th geração; diz estar usando a porta HDMI on-boarding da placa-mãe; informou
que usou outras distros como o Kali e funcionou o video.
Tenho certas resalvas aqui para fazer:

1 - As placas mães de uns anos pra cá, elas por si só, não possuem mais placa
gráfica. Sendo assim, o video é gerado pelo processador (se houver suporte)
e/ou placa de video off-board. O que não parece ser o seu caso.
2 - Você informou um modelo de processador que não possui video integrado, e
nesse caso precisaria de uma placa de video off-board.
3 - Não chegou a mencionar se há alguma placa de video off-board, mas disse que
nos seus testes funcionou usando o Kali.
4 - Você disse que utilizando uma porta VGA o video funciona corretamente, mas
ao plugar a porta HDMI junto ou separadamente ele não da vídeo.

Bem, acho que você possui um processador que possui suporte a video e talvez só
tenha informado a versão do processador errada, mas HÁ alguma coisa fornecendo
video ai na sua máquina... Só tem que conseguir identificar certinho o que é.
Usou a midia Oficial pra instalar o Debian (só main) ou a Unoficial (com
pacotes non-free) pra instalar o sistema?

Uma coisa que a galera fala é: "Funciona no Ubuntu...", "Funciona no Kali...".
"Funciona no Mint...".
Todas essas distros derivam (de alguma forma) do Debian. Se elas conseguem
fazer, então pode ter certeza que o Debian também consegue!

O máximo de informação que você puder fornecer vai ser legal pra gente
conseguir te ajudar de alguma forma. Beleza?

Ps: Nunca desista do Debian!

Best,

Responder a