Olá,

Muito boa a mensagem do Wellton.
Reforçando um pouco com minha opinião pessoal: pode acontecer do visitante
pedir a instalação de um software não livre que rode no GNU/Linux, como por
exemplo o SteamOS.
Aí vai do instalador decidir de acordo com os seus princípios. Se ele não
instala de forma alguma softwares não livres, ele tem todo o direito de recusar
a instalar e explicar o porquê. O visitante vai procurar outro instalador, ou
vai para casa sem o referido software não livre.

Caso o instalador decida por instalar o software não livre, ele precisa deixar
muito bem claro para o visitante que a partir daquele momento, ele está usando
GNU/Linux com softwares não livres. E depois de explicado, perguntar se mesmo
assim o visitante quer mesmo aquele software não livre. Isso é muito importante!

Esse é um dos problemas que acontece ao instalar uma distro que "instala tudo
sem perguntar" como Ubuntu e Mint. O instalador se sente confortável em fazer
uma instalação completa só clicando no "next" e no final o visitante tem uma
distro com softwares não livres, mas ele não foi esclarecido sobre isso. Ele
acha que tem um sistema todo de software livre quando não é verdade.

Resumindo: se precisou instalar um driver não livre ou o visitante pediu um
software não livre, só instale se você quiser (de acordo com os seus
princípios) e depois de esclarecer muito bem ao visitante que ele terá software
não livre e pedir o seu consentimento.

Lembrando que algumas cidades não instalam softwares não livres de forma
alguma, porque houve o consenso entre a organização e os instaladores. E eles
tem todo o direito de fazer isso. Não é porque o visitante "quer" um software
não livre que as pessoas precisam abandonar os seus princípios e instalar.

Abraços,