Rodrigo to contigo, acho que vou estudar pra isso mesmo, hehehe, é o jeito.
Mas olha temos que frizar uma coisa, o problema de nossa profissão estar assim tão ruim é principalmente porque nós mesmo não a valorizamos, devemos cobrar pra fazer as coisas bem feitas, mas o problema é que quando deparamos com algum problema queremos resolve-lo a qualquer custo.
Outro problema mas menos grave é os picaretas, que vão e fazer gambiarras por valores baixissimos, o bom disso é que esses serviços geralmente dão um prejuiso pro cara que os contrata, sobrando assim um enorme vantagem de mostrarmos do que somos capazes.

Rodrigo Mosconi escreveu:

        E quanto a questoes salarias/ oferta de mercado, para mim, nao estah
facil, por incrivel que pareca, estah dificil achar um estagio na area e bolsa
de IC eh pedir a ser pobre (240 reais e olhe la que estah eh a bolsa do CNPQ,
as bolsas de universidade sao um pouquinho piores, 150-170 reais...). Se para
estagio estah dificil, emprego fixo eh pior ainda, acho que vou acabar virando
professor universitario...
        Estudar 5-6 anos de Engenharia Eletronica e de Computacao na UFRJ,
conhecer como funciona um computador nas entranhas, ter programado um
escalonador simples em assembly (que escalona ate 255 processos!), fazer um
sistema de controle de disciplinas, fazer um sistema de gerencia de
conhecimento para virar um professor de calculo, acho que isso eh jogar
dinheiro publico fora...
        Bem eu espero que seja o unico que esteja nessa situacao, pois se tiver
mais gente, quer dizer que a coisa estah realmente feia...

        Mosconi