Aqui em casa para funcionar eu adicionei os dns da telemar nos fowards e tbm
tem o foward only

fragmento do named.conf:
options {
        directory       "/etc/namedb";
        pid-file        "/var/run/named/pid";
        dump-file       "/var/dump/named_dump.db";
        statistics-file "/var/stats/named.stats";
        listen-on       { 127.0.0.1;
                          192.168.1.0/24;
                        };
        forward only;
        forwarders {
                200.165.132.148;
                200.149.55.140;
        };
};

Alem disso aqui em casa estou usando nat, vc habilitou o nat?
Como estah a variavel "net.inet.ip.fw.enable"? ( sysctl net.inet.ip.fw.enable" )
vc consegue pigar ips externo do linux ou windows?
Qual a ordem dos nameserver no /etc/resolv.conf do freeba e do pinguim?

att

        Mosconi