Cara o mysql da pra fazer um tunning legal, vc tem várias variaveis
para optimizar !

Exemplos:
delay_key_write
delay_insert_limit
max_delay_threads
max_join_size
thread_cache_size
key_buffer_size
join_buffer_size
max_heap_tables_size
thread_stack
max_tmp_tables
query_cache_limit
etc... etc.. etc..

Cara tem muita coisa ... Aconselho uma boa lida na documentação do
mysql ou um livro como Mysql a biblia de Steace Suehring ( campus ) e
usar um software como o Mysql Administrador, que pode ser baixado do
proprio site do mysql, que se conectado localhost pode ajudar a fazer
o tunning do banco !