Evandro,

Aqui no provedor onde eu trabalho, usamos a técnica de Greylisting
(http://projects.puremagic.com/greylisting/) e o resultado foi a
diminuição de cerca de 80% no número de SPAMs recebidos.
Ele funciona da seguinte maneira:
Quando alguem envia um e-mail para um dominio em seu servidor, ele pega
o IP, remetente e destinatário e coloca em um banco de dados e dá uma
mensagem de servidor ocupado para o servidor que está enviando o e-mail.
Por default, um servidor de e-mail deve retransmitir esse e-mail
novamente depois de algum tempo e ao retransmitir, ele verifica
novamente IP, remetendte e destinatário, caso esse dados estejam no
banco de dados (lista cinza) ele é colocado em sua lista branca e o
e-mail é entregue. A redução se dá pelo fato dos spammers não utilizarem
servidores de e-mail para enviar o SPAM e sim programas que não entendem
a resposta de servidor ocupado emitida a primeira vez pelo servidor,
assim não entrega o SPAM.

Evandro Zampieri escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Preciso urgentemente resolver o problema de spam nos domínios que hospedo
> aqui no provedor.  Já tenho o qmail instalado com rblsmtpd, smtpauth,
> spamassassin, clamav, qmail-scanner, etc... rodando num FreeBSD 4.11, só que
> ainda chegam dezenas de spam por dia nas contas desses domínios...
>
> Pelo log do smtpd (/var/log/qmail/smtpd/current) vejo que o muitas mensagens
> são barradas pelo rblsmtpd, mas creio que o spamassassin não está fazendo
> nada....
>
> Um dos problemas são os emails com remetentes em branco tipo "from
> [...]

MD Brasil - Tecnologia da Informação    *Marcelo Divaldo Brake - Suporte
Técnico
MD Brasil - Tecnologia da Informação
Provedor Associado à Rede Global Info
Fone/Fax: (17) 3342-7277
http://www.mdbrasil.com.br/ *

*           A felicidade não esta nas pessoas onde muitos a procuram, e
sim no coração onde muitos a não encontram.*
(Provérbios Populares)