On 9/26/06, Daniel Bristot de Oliveira <[EMAIL PROTECTED]> wrote:
> Então o que tudo isto provou? que o DNS não iria solucionar o problema
> dele certo, e que nada adianta baixar o TTL, as coisas não
> funcionariam de forma "realmente" transparente.

Deveras. Se alguém quiser saber mais sobre o funcionamento desta solução:

Why DNS Based Global Server Load Balancing (GSLB) Doesn't Work - Partes 1 e 2
http://www.tenereillo.com/GSLBPageOfShame.htm
http://www.tenereillo.com/GSLBPageOfShameII.htm

> O cara tem um problema e precisa resolver, acho que todo problema tem
> solução e devemos achar algum meio para isto, se não tiver, com
> certeza alguem se interessará e tentará resolve-lo da melhor forma
> possível, o que ele quer fazer é uma solução para o problema do carp
> só trabalhar em rede local.

Vários fornecedores - Cisco, Foundry, F5 Networks etc. - possem
soluções (comerciais) para balanceamento (SLB, GSLB etc.), como o
Cisco LocalDirector,

É recomendável estudar o tema antes de se tentar implementar, porque
não é uma tarefa trivial de implementar somente com conhecimentos de
TCP/IP.

Uma boa referência que aborda a teoria de várias técnicas de soluções
seria o livro:

Server Load Balance
http://www.oreilly.com/catalog/serverload/

mas infelizmente ele não é uma boa aquisição porque tem foco somente
em soluções comerciais e não tem nenhum capítulo sobre soluções
open-source.

Nas reuniões do GTER já foram feitas apresentações sobre o tema[2],
mas em termos de open-source, a melhor referência parece ser o
LARTC[3], cuja teoria pode ser aplicada em outras plataformas além do
Linux[4]. Se hover recursos e disposição para partir para implementar
um AS, então também é importante estar ciente do processo[5].

Pra finalizar, há também uma solução que foi postada na lista da
FUG[6], pelo João Rocha, que está disponível nos ports[7], que diga-se
de passagem, tem outras ferramentas para load balance, basta fazer uma
busca por "balance" para encontrá-las.

Abraços,

Alex

Refs.:
[1] Internet Draft - Methodologies for Scaling SLB Environments
http://www.ietf.org/internet-drafts/draft-naseh-scaling-slb-01.txt

[2] Solução para Balanceamento de Carga em Camada 4 a 7
http://eng.registro.br/gter15/videos/SolucaoBalanceamento4a7/

[3] Linux Advanced Routing & Traffic Control
http://www.tldp.org/HOWTO/Adv-Routing-HOWTO/lartc.rpdb.multiple-links.html
http://www.lartc.org/

[4]
http://eng.registro.br/pipermail/gter/2004-July/004462.html

[5]
Migrando para um AS - Introdução (PDF e vídeo da apresentação)
http://eng.registro.br/gter20/videos/

[6]
Balance
http://www.inlab.de/balance.html

Balance is a load balancing solution being a simple but powerful
generic tcp proxy with round robin load balancing and failover
mechanisms. Its behaviour can be controlled at runtime using a simple
command line syntax.

Balance successfully runs at least on Linux(386), Linux(Itanium),
FreeBSD, BSD/OS, Solaris, Cygwin, Mac-OS X, HP-UX and many more.

Balance is Open Source Software and released under GPL licensing terms.

Balance has been released the first time in June 2000 and has just
celebrated its fifth anniversary.

[7]
FreeBSD Ports - Balance
http://www.freshports.org/net/balance/