On 9/29/06, Nelson Pereira Júnior <[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Ambos os PCs, X e Y, se conectam ao servidor da rede emule para se
> encontrarem, e se encontram!
>
> Como os dois farão pra trocar arquivos entre si? Pelo que entendo de rede,
> isso é impossível.
>
> MAS COMO O E-MULE CONSEGUE?
>
> Meu objetivo não é usar e-mule, mas entender como ele consegue que dois
> Clients troquem arquivos entre si sendo que nenhum deles é servidor.

Se seu objetivo é entender, prepare-se para gastar um tempo lendo.

A grosso modo funciona através de um intermediário, chamado de
"supernodo", em uma técnica chamada "hole punching". Essa é uma das
'mágicas' do P2P. O Skype faz algo similar e por isso 'rouba' a banda
dos desavisados.

Note que todos os sistemas de comunicação que oferecem qualquer
serviço em rede podem ser encarados como "servidores", do ponto de
vista "cliente/servidor". No caso específico de P2P, todos os
participantes são clientes e servidores ao mesmo tempo.

Provavelmente, o que você quis dizer foi que que suas máquinas não são
"supernodos" (ou supernós, como dizem alguns trabalhos nacionais).

Peer-to-Peer Communication Across Network Address Translators
http://www.brynosaurus.com/pub/net/p2pnat/

How the passive mode in P2P programs like KaZaA and Gnutella works
http://www.seldo.com/geeky/passivemode.php

P2P
http://pt.wikipedia.org/wiki/P2p

Alex