Bom amigo uma vez fiz algo do tipo, não com o php mas acho que serve.
primeiro veja se os pacotes do php4 são listados com um  'pkg_info | grep
php'
creio que aparecerá vários 'php4-extensão'
se sim, aí é só usar o pkg-delete assim:

pkg_delete -x ^php4

vai apagar todos os pacotes que começam com 'php4' no nome.
mas antes, instala o php5 e as extensões, configura ele, veja se está tudo
certo, aí sim vc remove o 4 ok?
não sei se tem método mais simples, mas este funcionou bem para mim quando
quis remover o kde inteiro.

[]s

Rafael Fernandes