Pessoal, aqui na lista eu encontro 'zilhares' de mensagens sobre PF+ALTQ+HFSC...

Entretanto eu quero saber umas coisinhas que eu não encontrei na
lista... nem nas páginas do manual (man pf.conf)

Quando eu crio uma fila, por exemplo com o nome 'xxx' e posso definir 4 coisas:
- bandwidth
- realtime
- linkshare
- upperlimit

altq on $Ext_IF1 hfsc bandwidth 512kb queue { xxx, yyy }
queue xxx bandwidth 10%     \
   hfsc(ecn realtime 20% linkshare 5% upperlimit 30%)
queue yyy bandwidth 90%     \
   hfsc(ecn realtime 50% linkshare 60% upperlimit 95%)

Minha pergunta é... o que exatamente esses valores podem ser?
se eu colocar bandwitdth em 10%, então eu teria 51.2 kb?

Mas mesmo com o bandwidth em 10%, eu coloquei o realtime em 20%...
isso quer dizer que essa fila pode chegar a 102.4kb?
E pode compartilhar 5% do que? dos 51.2kb ou dos 512kb (que é o link total)

E o upperlimit? esses 10% a mais nele só poderia ser pego se a fila
'yyy' compartilhasse 10% no mínimo? (realtime em 20% para chegar em
30% falta 10%)

Desculpe esse monte de pergunta, mas como eu disse no começo não achei
em lugar algum...

Obrigado!

--
Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."