> E o contrario Alexandre o csup compara arquivo por arquivo com o
> servidor, ao invez do csup vc deve usar o portsnap(8) .

Exatamente... ao invés de baixar um arquivo de 49MB TODA a vez que for
atualizar os ports, eu prefiro rodar periodicamente o csup que é mais rápido
e leve, baixando apenas oque mudou ;-)

No caso do
> Welkson seria melhor ele rodar o portupgrade em vez de usar make
> (install|deinstall), a nao ser em caso especificos que necessite
> passar parametros na compilacao. Eu rodaria assim
>

> #portupgrade -Pvr apache\*
> -P tenta pegar pacote ja compilado
> -v verbose
> -r recursivo

Você pode especificar os parametros de compilação que o portupgrade irá
utilizar com um -m.
Se você tiver compilado o pacote anteriormente pelos ports as opções de
compilação ficam em /var/db/ports/<portname> e são utilizadas pelo
portupgrade caso você não especifique o -P.

Apenas lembrando para tomar cuidado com o -r, recursivo quer diver que ele
irá atualizar todas as dependências do apache, que no caso de uma máquina
com muitos pacotes pode não ser oque você quer fazer. Pode gerar conflitos
além de ser algo demorado em alguns casos. Mas é claro, se você souber oque
está fazendo, sem problemas ;-)