Alo pessoal;

Eis o cenario:

FreeBSD 5.5
link: velox 1024D/320U
Rede doméstica (10.10.10.0): 4 estações

Tenho tentado fazer o CB com o altq do pf sem sucesso. Os pacotes não estão
batendo nos queues e honestamente cansei de tentar e de testar o que colhi na
rede em varios dias.

Gostaria de tentar com ipfw+dummynet, que pelo que consugui apurar de tudo que
li de opiniões, me parece ser o firewall mais completo e estavel para FBSD.

Procurei no historico da lista mas não consegui achar algo que responda
(diretamente pelo menos) estas perguntas:

1) é possivel com o ipfw, um cenario onde, se um usuario estiver só, pode usar
toda banda, e se não, dividir a banda igualmente (UP/DOWN)? algum exemplo de
config de como conseguir isso?

2) Gostaria de tentar usar o nat do ppp em vez do userland natd. É possivel
fazer redirecionamento de portas com o ppp nat? Caso use o ppp nat, o CB é
feito pre ou pós nat? e se for natd?

Obrigado pela atenção
--
Mario Lobo