Pois é, o problema é somente a sincronização.
O failover está funcionando muito bem e até agora não achei outro jeito de
fazer essa sincronização dos arquivos a não ser usando rsync.
A sugestão do Renato Frederick é boa, mas tenho um ambiente com mais de 300
máquinas e nessa jogada vai entrar o DNS dinâmico.