2013/3/5 Leonardo Augusto <lalin...@gmail.com>:

> Nao entendo como pode ficar mais complicada, mudando apenas a porta
> que dá o listen no smtp...
> Mudar a porta para complicar a vida do spammer ? Pra mim não vai ter
> efeito nenhum..

Bom, mas meu server, vai continuar tendo que ouvir na 25(pois os smtps
legitimos continuaram enviando pela 25 certo?), e tambem vai ter que
ouvir a 587...
Enfim, deixei tudo na 25 como sempre, e coloquei o "bounce" (tem no
ports) para redirecionar via socket/tcp da porta 587 para a 25.., nao
precisei usar nada de ipfw/pf
Fica a dica para quem precisar fazer o mesmo, bounce..