Em 20 de julho de 2013 18:00, Adonai Silveira Canez
<adonaica...@gmail.com> escreveu:

> Boa tarde Paulo, eu trabalho administrando esse tipo de serviço, eu
> utilizo o Expresso Livre que é um projeto nacional, mantido e
> desenvolvido por empresas dos governos Federais e Estaduais.
> O Expresso na Versão 3 está muito bonito visualmente e utiliza
> tecnologias mais modernas, mas ele ainda esta em desenvolvimento, é
> desenvolvido principalmente pelo Serpro
> (http://comunidadeexpresso.serpro.gov.br), esse projeto esta sendo
> desenvolvido em conjunto com um Projeto Alemão chamado Tine 20
> (http://www.tine20.org/).
> A versão anterior do Expresso chamada versão 2.5
> [...]

Bom dia!

Não sei como atualmente está o Expresso Livre e a minha experiência
com ele é de muitos anos atrás e, por isso,  não vale a pena relatar.
Recomendo que você dê uma olhada no Zimbra. Dependendo da tua
necessidade a versão Open Source já deve te atender. Algumas
observações sobre a solução:

- tem um cara que está mantendo um port funcional do Zimbra pra
FreeBSD. Usei um pouco a solução há um tempo atrás e fiquei
satisfeito. Agora deve estar melhor porque o port já está na terceira
versão do Zimbra (iniciou na 6.x, quando usei, passou pela 7.x e agora
está na 8.x):

http://wiki.zimbra.com/wiki/Zimbra_on_FreeBSD

- a versão paga do Zimbra (Network Edition) só funciona em Linux;

- as interfaces de usuário do Zimbra (administrativa e de usuário) são
boas, modernas e possuem suporte a mobilidade (observe bem o que
deseja e se está disponível na versão de código aberto).

- o Zimbra open source não possui backup. Isto pode ser contornado com
scripts/aplicações disponíveis na Internet ou, entendendo como a
aplicação funciona, você mesmo pode fazer um script de backup.

- Também é possível obter o Zimbra em soluções na Internet (provedores
de hosting, cloud, etc):
http://www.zimbra.com/partners/zimbra_service_providers.html

Recentemente a Zimbra foi adquirida por outra empresa (era da Vmware)
e isso pode te influenciar também na escolha da solução ou pelo menos
a esperar um pouco. Pessoalmente acredito que dificilmente alguma
coisa deve mudar já que a solução é bastante utilizada e mudanças
desagradariam muita gente. Se precisar de mais alguma informação e eu
puder ajudar estou à disposição.

--

Francisco Ricardo