Em 22/07/2013 23:13, Francisco Cardoso escreveu:
> [...]
Esse é o meu maior receio, em que mesmo com conhecimento em todas as
ferramentas listadas haver algum problema e eu simplesmente não
conseguir resolver em tempo habil.
Esse na verdade é o principal fator por sempre procurar soluções que
permite integração com as tecnologias que possuo maior expertice.

> Infelizmente, ou felizmente, a minha experiência com groupware se
> limita ao Expresso Livre, há muitos anos atrás e o ZImbra nos últimos
> 3 ou 4 anos. Talvez outras pessoas da lista possam te ajudar com o
> OpenGroupWare.

É e pelo visto o Expresso livre foi despejado pois na pagina da Serpro o
mesmo  retorna pagina invalida.
o eGroupware em si parece bem interessante, contudo há uma informação
informando que o uso do PostgreSQL é desaconselhável e o mesmo tem só
versão trial.

[SNIP]

Bom o objetivo é ter uma solução onde os respectivos necessidades deverá
ser supridas.
1 - Catalogo de Endereços de todos os Outlooks/Thunderbird sincronizados
e compartilhados entre todos os funcionários.
2 - Gerenciamento de eventos / Tarefas entre todos os colaboradores da
empresa.
3 - Gerenciamento de projetos ou pelo menos melhora da comunicação entre
os colaboradores quanto aos projetos em execução.
4 - Interface de gerenciamento para usuários/estações e serviços através
de LDAP em um Domínio NT ( usando samba ).
5 - Interface não precisa ser bonita, tem que ser util e com suporte a
I18N, preferencialmente PT-BR.
6 - Compatibilidade com Android/Iphone/MotoBlue.
7 - Integração com o JabberD/XMPP

Quando ao ambiente, o objetivo é usar como base os respectivos
softwares, pois possuo mais vivencia sobre os mesmos.

Autenticação: Base OpenLDAP ( essa mesma base é a utilizada pelo Samba
no Domínio  e quando trazer o servidor de e-mail para trabalhar
internamente também será usado pela MTA ).
Dominio NT: Samba3.6/Samba 4.0 ( estou arrumando ambiente de teste para
testar antes de mexer na produção ).
Banco de Dados SQL: PostgreSQL 9.x ( Ja tenho um Oracle dentro da
empresa para gerenciar e utilizo o PostgreSQL para trabalhar com o
Zabbix e com duas aplicações desenvolvidas internamente, não quero ter
que usar mais uma base de dados e ampliar a gama de informação, não
considero nem o NxServer - Alterdata e uma base access para o software
de gerenciamento de ponto biométrico ).
MTA: Postfix ( Sem considerações a respeito, simplesmente gosto dele ).
XMPP: JabberD 2 ( Estou terminando de implantá-lo ).

Ainda estou analisando se  a forma de gerenciar cada serviço será
individualmente ou através de um front-end tudo em como o WebAdmin,
porem isso eu deixo para depois, no momento estou analisando as soluções
que atendam tanto os quesitos técnicos com os de recursos a agregar a
instituição para melhorar a comunicação, levando em consideração o custo
zero em licenciamento.

Att.

--
Paulo Henrique.