Em 22 de julho de 2013 14:54, Paulo Henrique - BSDs Brasil
<paulo.rd...@bsd.com.br> escreveu:
> [...]

O banco do Zimbra é MySQL e a maneira em que as informações são
guardadas na base não são nada triviais (há artigos explicando isso e
não vale a pena se extender aqui).

Na verdade o Zimbra é uma coleção de ferramentas Open Source (MySQL,
OpenLDAP, Postfix, spamassassin, apache, jetty, etc), com diversas
delas configuradas de modo especial. Ou seja, é muito difícil, talvez
impossível, trocar o banco de MySQL para OpenLDAP. Ao redor das
ferramentas de código aberto  a Zimbra construiu uma interface
administrativa muito bem feita em Java.

O Zimbra também é "LDAP-cêntrico", absolutamente toda configuração
fica guardada na base OpenLDAP incluindo as configurações dos diversos
daemons, de tal forma que se o OpenLDAP não subir é crash na certa (o
OpenLDAP é o primeiro daemon a subir e o último a parar.)

Como o Rafael já falou, é importante saber como a solução funciona e
principalmente ter uma boa base de OpenLDAP para administrar a
ferramenta. Mas dá para ter uma base lendo a documentação no site do
fabricante, muito boa por sinal, e utilizando o fórum que existe no
site da Zimbra.

> Agradeço as informações e quanto ao OpenGroupWare, alguma consideração
> quanto a ele, um dos fatores que torna ele interessante é a sua
> capacidade de trabalhar com várias tecnologias em separado podendo usar
> o banco de dados de sua preferencia, o servidor XMPP de sua preferencia
> e assim por diante como MTA e servidores IMAP.
> Infelizmente aprendi as duras penas que quando se entra em uma solução
> se analisa antes de tudo o custo para sair dela e devido a isso analiso
> muito soluções Communitys que sempre falta uma coisa e para mudar de
> solução é muito caro/demorado.

Infelizmente, ou felizmente, a minha experiência com groupware se
limita ao Expresso Livre, há muitos anos atrás e o ZImbra nos últimos
3 ou 4 anos. Talvez outras pessoas da lista possam te ajudar com o
OpenGroupWare.

Francisco Ricardo