> --
> :UNI>> Paulo Henrique.
>
> Obrigado por responder, Paulo.
>
> São aproximadamente 100 clientes com umas 1100 contas de e-mails. Meu HD
> atual de 250GB tá com 80% de utilização e crescendo (tenho 500GB -pensei que
> fosse 1TB- , dois HD´s DE 250, um backup do outro) Utilizo MTA-POSTFIX COM
> MYSQL E MAIA/DNS-BIND/WEB-APACHE/BANCO DE DADOS(MYSQL E POSTGRES)/FTP e
> trafego mensal em torno de 30GB, 5 IP´s. Tudo isto num Celeron E Dual core e
> 2GB de RAM.

> [...]

Posso dar um “pitaco” na conversa?

Você tem uma equipe para administrar tudo isto? Manter postfix, bind, mysql,
etc??

Pergunto porque a anos atrás, eu tinha muito tempo para manter 5 ou 6 server
BSD com qmail, vpopmail, bind, etc, tudo feito a mão e mantido…

Só que depois de um tempo, meu tempo livre começou a ficar ocupado e eu não
conseguia atender a estas demandas. Daí, abri mão do BSD que tanto gosto e fui
para CPANEL, que eu tinha MUITO preconceito.

Daí, pago hoje alguns dólares de licença CPANEL, rodando em VPS e eles fazem o
trabalho pesado de manter todo o sistema. Eu me preocupo em atender o usuário
final(coisas do tipo, o cara configurou outlook errado…)

Servidores FrontEnd quando é algo muito específico que eu acho que o BSD vai se
dar melhor(TOMCAT, clientes VIP), eu uso vmware on the cloud, virtualizando um
BSD. Daí eu mesmo compilo apache, tomcat, etc..

Resumo…. se for o feijão com arroz de hospedar email, página html/php
corporativa, empurro tudo no cpanel.

Se for algo mais TOP, coloco um BSD.

Agora com relação a hosting, eu coloco tudo fora e pago em dólar, é o alto
preço a se pagar pela estabilidade.

[]s

———
Renato Frederick