Paulo, irei responder inline.

-----Original Message-----
De: Paulo Quartieri <q...@qbnet.com.br>
Responder: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
<freebsd@fug.com.br>>
Data: 7 de março de 2016 at 09:08:07
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) <freebsd@fug.com.br>>
Assunto:  [FUG-BR] RES: RES: off topic Hosting para hospedagem

> Claro, sempre.

> bind,
>
> Não. E o que é pior: manter este servidor não é minha atividade
> fim. Sou Programalista. À uns 15 anos atrás inventei de montar
> um provedor de Internet. Na época em que todos tinham que se associar
> a um provedor para poder navegar na internet. Fui influenciado
> por um amigo para colocar o FreeBDS. Me acostumei a ele, muito
> prático e estável. Com a ajuda da lista FUG e do ports, consegui
> me manter até hoje(http://airmail.calendar/2016-03-07%2012:00:00%20BRT).

Sei como é. Fez ótima escolha. Já contei caso aqui na lista a anos atrás de
máquina que migrei sistema legado de SCO UNIX em 1990 e poucos para BSD e em
pleno 2010 e tantos o cliente me acha pedindo para eu ver porque a máquina
parou…. Vou ver parou porque a placa de rede queimou, são uptimes
gigantescos(claro que máquina que usa um telnet local, não tem internet, roda
Free 4.x e eu nem sou pago pra manter).

> Como falei acima, não é minha atividade principal, então tenho
> que achar tempo para dar uma olhada no servidor de vez em quando
> para ver se tem algum problema. Fora o fato de quebra de senhas
> nos e-mails de meus clientes, o resto tá redondo.

Sim, sei como é também.
Este mês eu andei notando que tem um vírus que veio da China e instala nos
Windows, fica tentando fazer bruteforce, ele SEMPRE se loga via POP3 e a
assinatura dele é ser assim:

"2016-03-07 05:09:27 dovecot_login authenticator failed for (ylmf-pc)
[120.141.23.168]:63579: 535 Incorrect authentication data (set_id=pcp) “

> Eu utilizo o webmin para gerenciar. O que é este CPANEL?

Imagine um WEBMIN com esteroides(http://cpanel.net). Você instala um Linux
básico(antes suportava BSD, agora é redhat like(red hat, centos) debian eu
acho, etc..
Baixa do site deles um script.

O script vai transformar o servidor em um servidor cpanel. Nele você vai ter o
painel web do admin. o painel web do cliente. o painel do reseller. tudo
clicando.
Por exemplo, quer hospedar eu.com.br, voce clica lá que quer criar este
hosting. ele cria no bind, no apache, no ftp, no email, cria um login pro
cliente ir ele mesmo e criar as contas.
Cliente nao pagou hospedagem, voce clica em um botão e ele trava tudo do
cliente, poe página de “temporariamente fora do ar”, etc….

Você paga uns 20 dólares/mês para ter a licença CPANEL Atrelada ao IP principal
da máquina. Cancelou a licença, CPANEL fica read only. A licença é perpétua e
atualiza tanto o linux como cpanel.

Agora, não faça nada na console. Você vai lá, edita o EXIM na mão, próxima vez
que a interface WEB fizer algo, ela vai apagar suas alterações na shell. Você
tem que trabalhar do jeito que o CPANEL gosta.

Sabe o brute force do POP3 que falei acima? O CPANEL tem também módulos. eu
achei um módulo que é tipo um “fail2ban”. Ele lê log de apache, ftp, ssh, pop3,
imap, smtp, etc… fez muito login errado, dá ban de 3600s. saiu do ban, fez de
novo errado? mais um ban… de novo? ban forever.

]
> Por isto que está no exterior. Muito estável. 5 anos sem problemas.
> O problema é que o dólar está caro. Pensei então numa opção com
> a mesma estabilidade e mais barato. Tenho muita curiosidade
> na virtualização, com FREEBSD e eu compilando e instalando tudo.
> Não sei se é estável a ponto de eu me preocupar apenas com configurações
> eventuais. Como não entendo nada disto, fico inseguro.

Você está pensando em cancelar um server dedicado no exterior, e pagar um
server virtualidade no exterior, para reduzir custos?
Desde que a empresa que forneça a virtualização não esteja no gargalo(ex,
vendendo espaço em storage que esteja  sobrecarregado), ou te empurrando em um
cluster que já tem 90% de CPU usado, ou seja, se fizer direito, vai ficar para
você a mesma coisa.

Eu como falei tive que ir além, “me rebaixar” a usar Virtualização que só
aceita linux para ficar mais barato ainda.

Por exemplo, vmware é um preço X. Virtuoso é X/2… XEN vai ser talvez X/3… etc….

Aqui no Brasil, já vi oferecerem preço legal, mas é só jogar no reclame aqui o
nome da empresa, ou procurar no TJ o nome que vê os processos…. :)

> Talvez esta seja a solução para mim num período de 1 ano. Mas preciso
> do aval dos amigos da lista. :)

Continua recebendo feedback, aqui o pessoal é bem top :)

> Com raras exceções, como um jail e FTP pequeno, é o que tenho.

Então se te atende, talvez o CPANEL só vai fazer voce gastar mais, será um tiro
de canhão pra matar formiga.

Pense mesmo em matar seu server físico e rodar um virtual. Agora qual vai ser o
virtualizador(XEN, VMWARE, ETC), vai ser você que vai tomar a decisão com base
em feedback do pessoal e $$$$.

> é o alto
> >
> Concordo 100%

E rezar/orar/fazer macumba, seja lá o que acreditar, para que o país volte à
normalidade.

[]

———
Renato Frederick