On 15/06/16 09:56, Neilson Lima wrote:
> Bom dia, Pessoal!
>
> Um primo tem um escritório trabalhista e me pediu para analisar a parte de
> informática. Identifiquei algumas necessidades, umas delas é a falta de um
> servidor(impressora, arquivos, backup..etc). Nesse caso o que vocês tem
> feito e/ou recomenda para termos aqui um ambiente profissional? Se usam um
> único servidor para gerenciar tudo? Me deem exemplos para que eu tenha uma
> visão melhor do cenário, por favor.
>
> Agradeço desde já pela sua atenção.
>
> Abs

Saudações,

Bom se a necessidade é somente um servidor para gerir as estações de
trabalho e prover serviços de compartilhamento de arquivos e impressão
eu recomendaria a solução abaixo ( considerando que seja um ambiente
pequeno, até 30 estações )

Hardware: ServerU-L400 com dois discos de pelo menos 500gbytes
OS: FreeBSD 10.3
Servidor de Diretorios/Compartilhamento de Arquivos: Samba Server 4.1
Servidor de Impressão: CUPS, ou adquira printservers e use eles.
Servidor de Anti-virus: Integrado ao Samba AmavisD.

Frescura de analista de sistemas:
Nesse mesmo servidor, por ser ambiente pequeno colocaria junto.
Zabbix com banco de dados PostgreSQL e ICS Invectory só para manter um
monitoramento das rede.
E se sobrar recursos computacionais, nada que um JabberD não faria uma
baita diferença na comunicação interna.
Arriscaria a colocar outro servidor com configurações bem semelhantes
com o PFSense para fazer controle de conteudo e uma configuração basica
de firewall

Abraços !!

--
:UNI><BSD User: