On 16/06/16 15:11, Fábio Rodrigues Ribeiro wrote:

> Eu sempre gostei desta de ter estes pequenos servidores, a DELL tb
> possui uma linha de formato torre e não passa de R$ 5k, tem gaveteiro
> e HD SAS e processador XEON

Infelizmente sou obrigado a discordar quanto ao custo/beneficio tanto em
qualidade com em valores dos servidores destinado a ambientes pequenos
no qual a Dell e a HP comercializam.
O hardware é muito bom, porém, infelizmente ele não chega ao patamar de
hardware excelentes, comparar o desempenho de uma placa-mãe Dell/HP que
são contruidas pela Foxcomm contra uma placa-mãe Intel ou Supermicro se
nota claramente o quão superior as placa-mães da Intel/Supermicro são, o
demais ponto está listados abaixo.
1 -  Arquitetura aberta quanto a suporte a componentes de outros
fabricantes, no caso da Dell/HP comprar o servidor é barato, fazer
upgrade ou mesmo repor um componente que se compra avuso é quase o valor
de um servidor novo, e ambos não suportam peças a não ser a que eles
comercializam.

2 - Ausência de flexibilidade na configuração de hardware devido as
limitações citadas no item 1.
Ex: Soft-router de borda terá um desempenho superior quando se usa
placa-mães com dual-northbrigde, essa configuração só está disponivel
para servidores de grande porte ( R700, ML380 ) e ainda corre risco de
ser caixinha de surpresa.

3 - Ausencia de flexibilidade de obter a melhor configuração de hardware
destinado a determinado serviço.
Vinde exemplo acima para soft-router e se não está convencido o mesmo
acontece para outras aplicações como IDS/IPS que requer tanto desempenho
em capacidade bruta da CPU como na rede.

4 - Péssima documentação dos componentes do hardware que compõem a
placa-mãe, se o lote do servidor mudou a chance de a interface de rede
que no primeiro era uma em(4) no segundo lote pode ser uma bge(4) e isso
não é documentado adequadamente, nem sempre dá para se confiar que o
FreeBSD ou mesmo outro sistema fora do nicho Windows/RedHat/Ubuntu será
compativel, e para quem trabalha com FreeBSD como nós esse é um problema
recorrente, já fui obrigado a ter que usar linux onde era para ser um
FreeBSD devido a isso, servidor no caso era um HP Proliant ML360.

5 - Consumo energetico desses servidores são sempre maiores quando
comparado ao ServerU que alem de homologado para FreeBSD ainda pesa
menos no final do mês na conta de luz.
Normalmente esses servidores usam fontes de alimentação de 350Watts ou
superior, o custo de um consumo desse no final do mês atualmente está na
casa de R$63,00.
O ServerU L100 consome pouco mais de 32Watts pelo que recordo, final da
historia, custo mensal em energia eletrica no final do mês é de R$7,00.

6 - O comercial vive querendo enfiar a qualquer custo uma pacote de
licenciamento junto, já tentei adiquirir R110 e T110 sem licenciamento
para o Windows e deu mais trabalho, pois o gerente de negócios começou a
meter o bedelho no meio do projeto junto com o cliente tentando
justificar a aquisição de licenciamento denegrindo as decisões quanto
aos softwares que seriam utilizados, no caso FreeBSD + Samba 3.6,
dizendo que ele não sabia de ninguem usando isso, tentando passar a
impressão de que tais software era coisa de gambiarra.

7 - Para projeto onde o serveru não atende, eu recomendo a Sinco.net,
alem de usar hardware "limpo" são muito mais flexiveis na composição da
configuração e se eles não trabalham com determinado fabricante não há
problema algum adiquirir parte das peças com ele e o restante em outro
fornecedor.
Particularmente eu tenho preferencia por discos da WD e como a Sinco só
trabalm com Seagate sempre adiquiro o servidor sem HD e nem por isso há
perda de garantia.

Esses são os fatores que faz o custo/beneficio dos servidores entrada da
Dell/HP serem ruins quando comparados a soluções de integração "limpas".

Att.

--