nossa senhora 800 pares de pipe sao 1600 pipes, nao tem como suas 4 cpu vão
pra interrupção inteiras, até com metade disso (700 regras, 800 regras de
ipfw mandando pra pipe)

seu kernel (dummynet) deve estar com uns 20% de cpu no maximo, e os outros
80% interrupcao, isso não é problema do freebsd nem da L-400 e sim do
excesso de regras, tenta falar com o patrick na freebsd ele vai dar dicas
de como otimizar esse seu firewall e te dar dicas de tuning, mas não sei se
tem dicas de milagre..

se 1200 usuarios significam pra voce 2400 pipes voce precisa ir pra l-800

outra coisa da ipfw show e ve os clientes que mais contam pacotes

garanta que os mais frequentes estejam primeiro no seu firewall, pra evitar
lookups que não dão match e buscar match com poucos testes, first match
wins a seu favor

baixe o num_queues das placas de redes para 2, a l-400 tem só 4 cpu, tem
que diminuir a concorrencia pelos recursos

por último voce precisa se livrar do kernel

mete netmap-ipfw nisso ai e seja feliz