Valter,

        Este modelo não é bom. Há duplicação de informação, os códigos do
Cliente e  dos Produtos. Você está pensando muito em "BD". Abstraia mais.
Veja uma dica:

/* classe cliente */
class Client
{
        /* construtor */
        public Client (int ID, String name)
        {
                this.ID = ID;
                this.name = name;
        }

        public int getID ()
        {
                return ID;
        }

        public String getName ()
        {
                return name;
        }

        /* propriedades */
        private int ID;
        private String name;
}

/* classe produto */
class Item
{
        /* construtor */
        public Item (int ID, String description)
        {
                this.ID = ID;
                this.description = description;
        }

        public int getID ()
        {
                return ID;
        }

        public String getDescription ()
        {
                return description;
        }

        /* propriedades */
        private int ID;
        private String description;
}

/* classe compra */
class Transaction
{
        public Transaction (Client client, Item item, Date date)
        {
                this.client = client;
                this.item = item;
                this.date = date;
        }

        /* propriedades */
        private Client client;
        private Item item;
        private Date date;
}

        Sacou? Ao invés da classe compra guarda os códigos de cliente e
produto, ela possui um referência para estas entidades.  Caso a compra
precise sabe o código de cliente ou produto basta utilizar: client.getID()
ou item.getID(). Assim fica bem melhor.

        abraços

        Jorge