Ok Jorge entendi perfeitamente .... eu também acho que assim fica melhor além
de utilizar mais os recursos OO.
Eu estou perguntando essas coisas para ver como o pessoal da lista faria.

Gostaria que você desse uma analisada na pequena descrição abaixo.... Eu
também coloquei como foi que fiz.... tanto as classes como o Banco.... dá uma
olhada..

DESCRIÇÃO
Um material pode estar relacionado à 0 ou no máximo 3 registros (instâncias)
de Movimento.
A classe Movimento deve armazenar QtdEntra, QtdSai, ValorEntra, ValorSai para
os três meses anteriores ao que nós estamos.

Eu fiz da seguinte forma:
public class Material
{
    private int codigo;
    private String desc;

   \\   métodos

 }

public class MovimentoMesesAnteriores
{
        private CodigoMesesAnteriores codigo;

     \\ métodos\
}

public class CodigoMesesAnteriores
{
        private int codMaterial;
        private int mes;
    \\métodos
}

O meu BD

Material (codigo, descricao, .....)
MovimentoMesesAnteriores (codMaterial, mes, QtdEntra, QtdSai, ValorEntra,
ValorSai)

classe Material