From: Gaucho
Sent: Wednesday, April 10, 2002 12:00 PM
Subject: RES: [java-list] olá lista ( Java , Java , Java)

se você for fazer um aplicativo de console, Visual C++ ou outras ferrametnas ainda mais simples, tipo Delphi ou VB vão lhe dar uma facilidade e velocidade de desenvolvimento 500 vezes maior que Java..

mas tu pode pensar assim: Vou fazer o programa usando o padrão de projeto "observer" (control-model-view) e permitir que a interface do meu código seja adaptável a todo tipo de sistema e conectável a todo tipo de base de dados, incluindo web, palm tops, Oracle, MySql, etc...

nesse paradigma as outras ferramentas citadas se acabam. É quase impossível fazer algo portável e distribuível a nível global em Delphi e VB. Em C++ até pode, mas tu vai precisar de um ambiente de desenvolvimento com dezenas de plataformas e compiladores diferentes..

Além disso, o kernel do teu sistema poderá ser traduzido facilmente para outras linguagens (caso tu se arrependa no final :) ) ...

pensa nisso: portabilidade e escalabilidade são a alma da tecnologia Java. Se isso não for a motivação do teu sistema, então Java será perda de tempo.

Agora, se for só para aprender, e porque tu gosta muito de Java, então não precisa procurar justificativas :) , implementa logo em Java :)

boa sorte,

Felipe Gaúcho