Eliseu,

On Wednesday 14 May 2003 06:32 pm, Pfaffenseller, Eliseu wrote:

> No entanto, acredito que o ponto principal, em todas estas discussões, é a
> "falta de respeito", que se vê, em relação aos demais
> profissionais/estudantes, que, por algum motivo ou outro, escolheram e/ou
> trabalham com determinadas linguagens.

Acredito que o problema não seja a "falta de respeito" à outras linguagens,
mas sim a desconfiança em relação à Micro$oft. Tanto é que você não vê
ninguém na lista fazendo críticas pesadas (do tipo xiita) a outras linguagens
com C, perl, python, php ou mesmo Cobol.

> (Aqui, gostaria de abrir um parêntese e tecer meus elogios à Microsoft (ou
> ao Sr.Bill Gattes), pois o que vemos no Ambiente .Net é justamente este

Cuidado, pode ser que as ferramentas da Micro$oft sejam realmente uma
maravilha aos programadores (não posso afirmar pois nunca usei tais
ferramentas; o máximo que eu programei dessa área foram páginas ASP, e mesmo
assim usando emacs, que na minha opinião é a melhor IDE possível :), mas elas
prendem o programador ao ambiente Windows. Consequentemente, mais programas
são feitos para esse ambiente, e mais pessoas usam esses programas, tornando
mais complicada a vida de quem prefere ter a liberdade de usar outros
sistemas (como Linux ou Mac). E acredite, existem muitas pessoas que optam
por essa alternativa. É fato a maior parte da receita da Micro$oft (cerca de
80%, se não me engano) vem de apenas 2 produtos, a linha Windows e o Office.
Portanto, ela faz de tudo (jogando sujo mesmo) para prender os usuários a
esses 2 produtos.

> respeito às demais linguagens, pois este Ambiente já nasceu suportando as
> suas linguagens "nativas", bem como ao Cobol.Net, Pascal.Net, etc., sendo
> que agora já temos inclusive o Delphi.Net, etc. Ou seja, você programa na
> linguagem que escolher, que mais gosta, que mais se adapta.).

Não sei se você omitiu sem querer, mas coincidentemente não vejo um Java.Net
na lista. Será que o suporte não existe ainda por pura coincidência ou por se
tratar de uma linguagem multi-plataforma, que não prende o
desenvolvedor/usuário ao Windows?

> Na minha opinião, não existem linguagens, bancos de dados/sistemas de
> arquivos, ferramentas e/ou ambientes/plataformas de desenvolvimento ruins.
> Existem sim, "maus profissionais", sem a devida "capacidade" para fazer um
> bom uso disso tudo e construir Sistemas Decentes, que realmente façam o seu
> trabalho, sem deixar seus Usuários em situação de desespero, pedindo "para
> morrer", muitas vezes, inclusive, sem suporte ou com péssimo nível de
> suporte a estes sistemas/programas.

Eu acrescentaria ao "não existem linguagens ruins" que "existem sim empresas
más", como a Micro$oft. É claro que nenhuma empresa é "santa", todas visam o
lucro. A diferença é que a Micro$oft tem um monopólio sem precedentes na área
de software, e ela usa o poder que esse monopólio proporciona para sufocar
cada vez mais os competidores (empresas ou tecnologias). Veja o caso do J2EE:
é apoiado por praticamente todas grandes empresas, exceto por uma
(coincidentemente, a Micro$oft). Será que ela rema contra a maré porque
"concorrência é boa para o consumidor" ou por que ela pode (já que domina
cerca de 95% do mercado de sistemas operacionais para desktop)? Fica aí a
minha pergunta...

Felipe