2010/1/27 Julio Fontana <[email protected]> > Olá, >
Olá. > > Não disse que não li e não gostei. Essa é uma afirmação, ao que parece, do > Doria. > Também eu não disse que você NÃO LEU e não gostou. Perguntei O QUE NÃO GOSTOU daquilo que LEU, que foi "A Representação do Mundo na Criança". Minha intenção não é de defender uma "religião" (como você escreve abaixo), mas defender a área em que trabalho de uma crítica fácil e sem fundamento. Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget (veja o e-mail http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html). Que interessa uma crítica assim? > Já leu a teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner? > Infelizmente não li. Gostaria de saber se as análises dele toca nos problemas da Teoria do Conhecimento (da relação entre o sujeito que conhece e o o objeto conhecido, como em Hume, Kant, etc) e da Epistemologia (da análise crítica do conhecimento científico, como em Granger, por exemplo)? > > Parece que o senhor está defendendo uma religião. > Novamente: apenas tento defender um mínimo de rigor em uma área de trabalho que é a Teoria do Conhecimento e a Epistemologia, principalmente em relação às contribuições de Piaget que, penso, tem defeitos, mas que tem muito a contribuir. Para citar um exemplo, os especialistas vivem discutindo sobre o Princípio da Contradição, mas muito poucos pesquisam o USO do Princípio (como, por exemplo, em Piaget, Recherches sur la contradiction, Paris, Presses univ. de France, 1974). > Não é por que o livro tem o título "A Representação do Mundo na Criança" > que nele conterá uma descrição exata disso. O livro pode ser ruim, né? > Esta foi a questão: o livro é ruim? Por quê? Lembrando que, no livro, Piaget pretende explicar a representação do mundo pela criança para principalmente trazer elementos para discussão em Teoria do Conhecimento e em Epistemologia. Acho que nós só vamos caminhar nestas áreas se entrarmos na discussões específicas dos problemas e soluções que cada obra trás. > > > Julio Fontana > Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio > Especialização em cultura clássica greco-latina. > Abraço, Ricardo. > > --- Em *qua, 27/1/10, Ricardo Pereira Tassinari > <[email protected]>*escreveu: > > > De: Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]> > Assunto: Re: [Logica-l] Piaget > Para: "Julio Fontana" <[email protected]> > Data: Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010, 18:49 > > > Olá Julio. > > Não entendi. Você chamou o livro "A Representação do Mundo na Criança" de > experimento? Bem, nele há VÁRIOS experimentos... > > Qual o(s) outro(s) livro(s) que você leu e não gostou? Por quê? > > Também não entendi: você acha que o livro "A Representação do Mundo na > Criança" não explica a representação do mundo pela criança? (pois é isso que > o livro pretende explicar). > > Já discutimos um pouco sobre Piaget nesta lista, dê uma olhada, por > exemplo, em: > > http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2009-August/003946.html > > Sugiro também que dê uma olhada na bibliografia: > > > http://polo1.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RicardoTassinari/BP.htm > > Abraço, > Ricardo. > > > 2010/1/26 Julio Fontana > <[email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]> > > > >> Mas quem precisa entender Piaget atualmente? >> >> O pessoal da Pedagogia diz que ele está superado e que existem técnicas >> melhores de ensino/aprendizagem. A única coisa que tem algum interesse, ao >> meu ver, é o seu experimento com crianças, "A Representação do mundo na >> criança". Interesse restrito pois não explica muita coisa também. >> >> Acho a matemática mais fácil de ser ensinada e aprendida do que qualquer >> outra disciplina de humanas. Um filósofo, por exemplo, devido a complexidade >> do seu campo somente começa a produzir algo original após os 50 anos de >> idade. Idade essa que o matemático, segundo G. H. Hardy, já produziu >> tudo aquilo que a sua criatividade o permitiu produzir. >> >> Portanto, a matemática é mais fácil de ser aprendida e ensinada do que as >> disciplinas de humanas. Se os senhores acham que Brasil vai mal em >> matemática, nem queiram ver como ele vai em história, geografia, português, >> ... >> >> Julio Fontana >> >> ------------------------------ >> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top >> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>- >> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>- >> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>- >> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/> >> _______________________________________________ >> Logica-l mailing list >> [email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]> >> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l >> >> > > > -- > Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia > UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília > Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari > > > ------------------------------ > Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top > 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>- > Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>- > Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>- > Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/> > -- Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
