2010/1/27 Julio Fontana <[email protected]>

> Olá,
>

Olá.


>
> Não disse que não li e não gostei. Essa é uma afirmação, ao que parece, do
> Doria.
>

Também eu não disse que você NÃO LEU e não gostou. Perguntei O QUE NÃO
GOSTOU daquilo que LEU, que foi "A Representação do Mundo na Criança".

Minha intenção não é de defender uma "religião" (como você escreve abaixo),
mas defender a área em que trabalho de uma crítica fácil e sem fundamento.

Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget
(veja o e-mail
http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html).

Que interessa uma crítica assim?



> Já leu a teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner?
>

Infelizmente não li. Gostaria de saber se as análises dele toca nos
problemas da  Teoria do Conhecimento (da relação entre o sujeito que conhece
e o o objeto conhecido, como em Hume, Kant, etc) e da Epistemologia (da
análise crítica do conhecimento científico, como em Granger, por exemplo)?

>
> Parece que o senhor está defendendo uma religião.
>

Novamente: apenas tento defender um mínimo de rigor em uma área de trabalho
que é a Teoria do Conhecimento e a Epistemologia, principalmente em relação
às contribuições de Piaget que, penso, tem defeitos, mas que tem muito a
contribuir.
Para citar um exemplo, os especialistas vivem discutindo sobre o Princípio
da Contradição, mas muito poucos pesquisam o USO do Princípio (como, por
exemplo, em Piaget, Recherches sur la contradiction, Paris, Presses univ. de
France, 1974).


> Não é por que o livro tem o título "A Representação do Mundo na Criança"
> que nele conterá uma descrição exata disso. O livro pode ser ruim, né?
>

Esta foi a questão: o livro é ruim? Por quê?

Lembrando que, no livro, Piaget pretende explicar a representação do mundo
pela criança para principalmente trazer elementos para discussão em Teoria
do Conhecimento e em Epistemologia. Acho que nós só vamos caminhar nestas
áreas se entrarmos na discussões específicas dos problemas e soluções que
cada obra trás.


>
>
> Julio Fontana
> Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
> Especialização em cultura clássica greco-latina.
>

Abraço,
Ricardo.

>
> --- Em *qua, 27/1/10, Ricardo Pereira Tassinari 
> <[email protected]>*escreveu:
>
>
> De: Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]>
> Assunto: Re: [Logica-l] Piaget
> Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
> Data: Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010, 18:49
>
>
> Olá Julio.
>
> Não entendi. Você chamou o livro "A Representação do Mundo na Criança" de
> experimento? Bem, nele há VÁRIOS experimentos...
>
> Qual o(s) outro(s) livro(s) que você leu e não gostou? Por quê?
>
> Também não entendi: você acha que o livro "A Representação do Mundo na
> Criança" não explica a representação do mundo pela criança? (pois é isso que
> o livro pretende explicar).
>
> Já discutimos um pouco sobre Piaget nesta lista, dê uma olhada, por
> exemplo, em:
>
> http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2009-August/003946.html
>
> Sugiro também que dê uma olhada na bibliografia:
>
>
> http://polo1.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RicardoTassinari/BP.htm
>
> Abraço,
> Ricardo.
>
>
> 2010/1/26 Julio Fontana 
> <[email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]>
> >
>
>>    Mas quem precisa entender Piaget atualmente?
>>
>> O pessoal da Pedagogia diz que ele está superado e que existem técnicas
>> melhores de ensino/aprendizagem. A única coisa que tem algum interesse, ao
>> meu ver, é o seu experimento com crianças, "A Representação do mundo na
>> criança". Interesse restrito pois não explica muita coisa também.
>>
>> Acho a matemática mais fácil de ser ensinada e aprendida do que qualquer
>> outra disciplina de humanas. Um filósofo, por exemplo, devido a complexidade
>> do seu campo somente começa a produzir algo original após os 50 anos de
>> idade. Idade essa que o matemático, segundo G. H. Hardy, já produziu
>> tudo aquilo que a sua criatividade o permitiu produzir.
>>
>>  Portanto, a matemática é mais fácil de ser aprendida e ensinada do que as
>> disciplinas de humanas. Se os senhores acham que Brasil vai mal em
>> matemática, nem queiram ver como ele vai em história, geografia, português,
>> ...
>>
>> Julio Fontana
>>
>> ------------------------------
>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
>> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>-
>> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>-
>> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>-
>> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>> _______________________________________________
>> Logica-l mailing list
>> [email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]>
>> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>>
>>
>
>
> --
> Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
> UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
> Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari
>
>
> ------------------------------
> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>-
> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>-
> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>-
> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>



-- 
Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a