Concordo com Doria.

Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.

--- Em qui, 28/1/10, Francisco Antonio Doria <[email protected]> escreveu:


De: Francisco Antonio Doria <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Piaget
Para: "Ricardo Pereira Tassinari" <[email protected]>
Cc: "Julio Fontana" <[email protected]>, [email protected]
Data: Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2010, 16:28



Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget 
(veja o 
e-mail http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html).


Que (sic) interessa uma crítica assim?

Qualquer crítica é bem vinda, ao menos para mim. Críticas são pensamentos 
divergentes, visões a latere, e valem por isso. Cassandra, na tragédia, é 
chamada dusphemoûsa, ou seja, ``a que fala as coisas - phemí - ao lado, dus.'' 
Por isso, é capaz de prever o futuro. Vê o que ninguem quer ver.

Não digo que seja esta minha habilidade principal... Apenas, li um livro de 
Piaget. Não gostei; achei-o esquemático, formalizante demais. Botei o Piaget de 
volta na estante e fui ler Jung, um porralouca criativíssimo. A quem prefiro 
longe. 

Você me permite ter essa opinião, Ricardo? Ou vou ter que ler todo o 
Wittgenstein, toda a memorabilia sua, para dizer que W. era biruta? 

(Atenção: gosto de Wittgenstein.) 




2010/1/28 Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]>


2010/1/27 Julio Fontana <[email protected]>






Olá,



Olá.
 





 
Não disse que não li e não gostei. Essa é uma afirmação, ao que parece, do 
Doria.



Também eu não disse que você NÃO LEU e não gostou. Perguntei O QUE NÃO GOSTOU 
daquilo que LEU, que foi "A Representação do Mundo na Criança".


Minha intenção não é de defender uma "religião" (como você escreve abaixo), mas 
defender a área em que trabalho de uma crítica fácil e sem fundamento.


Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget 
(veja o 
e-mail http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html).


Que interessa uma crítica assim?



 






Já leu a teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner?


Infelizmente não li. Gostaria de saber se as análises dele toca nos problemas 
da  Teoria do Conhecimento (da relação entre o sujeito que conhece e o o objeto 
conhecido, como em Hume, Kant, etc) e da Epistemologia (da análise crítica do 
conhecimento científico, como em Granger, por exemplo)?






 
Parece que o senhor está defendendo uma religião.


Novamente: apenas tento defender um mínimo de rigor em uma área de trabalho que 
é a Teoria do Conhecimento e a Epistemologia, principalmente em relação às 
contribuições de Piaget que, penso, tem defeitos, mas que tem muito a 
contribuir.
Para citar um exemplo, os especialistas vivem discutindo sobre o Princípio da 
Contradição, mas muito poucos pesquisam o USO do Princípio (como, por exemplo, 
em Piaget, Recherches sur la contradiction, Paris, Presses univ. de France, 
1974).








 
Não é por que o livro tem o título "A Representação do Mundo na Criança" que 
nele conterá uma descrição exata disso. O livro pode ser ruim, né?


Esta foi a questão: o livro é ruim? Por quê? 


Lembrando que, no livro, Piaget pretende explicar a representação do mundo pela 
criança para principalmente trazer elementos para discussão em Teoria do 
Conhecimento e em Epistemologia. Acho que nós só vamos caminhar nestas áreas se 
entrarmos na discussões específicas dos problemas e soluções que cada obra trás.

 







Julio Fontana
Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
Especialização em cultura clássica greco-latina.



Abraço,
Ricardo. 









--- Em qua, 27/1/10, Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]> 
escreveu:


De: Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]>
Assunto: Re: [Logica-l] Piaget
Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
Data: Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010, 18:49



Olá Julio. 


Não entendi. Você chamou o livro "A Representação do Mundo na Criança" de 
experimento? Bem, nele há VÁRIOS experimentos...


Qual o(s) outro(s) livro(s) que você leu e não gostou? Por quê?


Também não entendi: você acha que o livro "A Representação do Mundo na Criança" 
não explica a representação do mundo pela criança? (pois é isso que o livro 
pretende explicar).


Já discutimos um pouco sobre Piaget nesta lista, dê uma olhada, por exemplo, em:


http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2009-August/003946.html


Sugiro também que dê uma olhada na bibliografia:


http://polo1.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RicardoTassinari/BP.htm


Abraço,
Ricardo.



2010/1/26 Julio Fontana <[email protected]>







Mas quem precisa entender Piaget atualmente?
 
O pessoal da Pedagogia diz que ele está superado e que existem técnicas 
melhores de ensino/aprendizagem. A única coisa que tem algum interesse, ao meu 
ver, é o seu experimento com crianças, "A Representação do mundo na criança". 
Interesse restrito pois não explica muita coisa também.
 
Acho a matemática mais fácil de ser ensinada e aprendida do que qualquer outra 
disciplina de humanas. Um filósofo, por exemplo, devido a complexidade do seu 
campo somente começa a produzir algo original após os 50 anos de idade. Idade 
essa que o matemático, segundo G. H. Hardy, já produziu tudo aquilo que a sua 
criatividade o permitiu produzir.
 
 Portanto, a matemática é mais fácil de ser aprendida e ensinada do que as 
disciplinas de humanas. Se os senhores acham que Brasil vai mal em matemática, 
nem queiram ver como ele vai em história, geografia, português, ...

Julio Fontana


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l




-- 
Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari







Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - 
Celebridades - Música - Esportes





-- 
Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari


_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l





      
____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a