*Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget (veja o e-mail http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html).* * * *Que* (sic)* interessa uma crítica assim?*
Qualquer crítica é bem vinda, ao menos para mim. Críticas são pensamentos divergentes, visões a latere, e valem por isso. Cassandra, na tragédia, é chamada dusphemoûsa, ou seja, ``a que fala as coisas - phemí - ao lado, dus.'' Por isso, é capaz de prever o futuro. Vê o que ninguem quer ver. Não digo que seja esta minha habilidade principal... Apenas, li um livro de Piaget. Não gostei; achei-o esquemático, formalizante demais. Botei o Piaget de volta na estante e fui ler Jung, um porralouca criativíssimo. A quem prefiro longe. Você me permite ter essa opinião, Ricardo? Ou vou ter que ler todo o Wittgenstein, toda a memorabilia sua, para dizer que W. era biruta? (Atenção: gosto de Wittgenstein.) 2010/1/28 Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]> > 2010/1/27 Julio Fontana <[email protected]> > >> Olá, >> > > Olá. > > >> >> Não disse que não li e não gostei. Essa é uma afirmação, ao que parece, do >> Doria. >> > > Também eu não disse que você NÃO LEU e não gostou. Perguntei O QUE NÃO > GOSTOU daquilo que LEU, que foi "A Representação do Mundo na Criança". > > Minha intenção não é de defender uma "religião" (como você escreve abaixo), > mas defender a área em que trabalho de uma crítica fácil e sem fundamento. > > Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget > (veja o e-mail > http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html). > > Que interessa uma crítica assim? > > > >> Já leu a teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner? >> > > Infelizmente não li. Gostaria de saber se as análises dele toca nos > problemas da Teoria do Conhecimento (da relação entre o sujeito que conhece > e o o objeto conhecido, como em Hume, Kant, etc) e da Epistemologia (da > análise crítica do conhecimento científico, como em Granger, por exemplo)? > >> >> Parece que o senhor está defendendo uma religião. >> > > Novamente: apenas tento defender um mínimo de rigor em uma área de trabalho > que é a Teoria do Conhecimento e a Epistemologia, principalmente em relação > às contribuições de Piaget que, penso, tem defeitos, mas que tem muito a > contribuir. > Para citar um exemplo, os especialistas vivem discutindo sobre o Princípio > da Contradição, mas muito poucos pesquisam o USO do Princípio (como, por > exemplo, em Piaget, Recherches sur la contradiction, Paris, Presses univ. de > France, 1974). > > >> Não é por que o livro tem o título "A Representação do Mundo na Criança" >> que nele conterá uma descrição exata disso. O livro pode ser ruim, né? >> > > Esta foi a questão: o livro é ruim? Por quê? > > Lembrando que, no livro, Piaget pretende explicar a representação do mundo > pela criança para principalmente trazer elementos para discussão em Teoria > do Conhecimento e em Epistemologia. Acho que nós só vamos caminhar nestas > áreas se entrarmos na discussões específicas dos problemas e soluções que > cada obra trás. > > >> >> >> Julio Fontana >> Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio >> Especialização em cultura clássica greco-latina. >> > > Abraço, > Ricardo. > >> >> --- Em *qua, 27/1/10, Ricardo Pereira Tassinari >> <[email protected]>*escreveu: >> >> >> De: Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]> >> Assunto: Re: [Logica-l] Piaget >> Para: "Julio Fontana" <[email protected]> >> Data: Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010, 18:49 >> >> >> Olá Julio. >> >> Não entendi. Você chamou o livro "A Representação do Mundo na Criança" de >> experimento? Bem, nele há VÁRIOS experimentos... >> >> Qual o(s) outro(s) livro(s) que você leu e não gostou? Por quê? >> >> Também não entendi: você acha que o livro "A Representação do Mundo na >> Criança" não explica a representação do mundo pela criança? (pois é isso que >> o livro pretende explicar). >> >> Já discutimos um pouco sobre Piaget nesta lista, dê uma olhada, por >> exemplo, em: >> >> http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2009-August/003946.html >> >> Sugiro também que dê uma olhada na bibliografia: >> >> >> http://polo1.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RicardoTassinari/BP.htm >> >> Abraço, >> Ricardo. >> >> >> 2010/1/26 Julio Fontana >> <[email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]> >> > >> >>> Mas quem precisa entender Piaget atualmente? >>> >>> O pessoal da Pedagogia diz que ele está superado e que existem técnicas >>> melhores de ensino/aprendizagem. A única coisa que tem algum interesse, ao >>> meu ver, é o seu experimento com crianças, "A Representação do mundo na >>> criança". Interesse restrito pois não explica muita coisa também. >>> >>> Acho a matemática mais fácil de ser ensinada e aprendida do que qualquer >>> outra disciplina de humanas. Um filósofo, por exemplo, devido a complexidade >>> do seu campo somente começa a produzir algo original após os 50 anos de >>> idade. Idade essa que o matemático, segundo G. H. Hardy, já produziu >>> tudo aquilo que a sua criatividade o permitiu produzir. >>> >>> Portanto, a matemática é mais fácil de ser aprendida e ensinada do que >>> as disciplinas de humanas. Se os senhores acham que Brasil vai mal em >>> matemática, nem queiram ver como ele vai em história, geografia, português, >>> ... >>> >>> Julio Fontana >>> >>> ------------------------------ >>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top >>> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>- >>> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>- >>> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>- >>> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/> >>> _______________________________________________ >>> Logica-l mailing list >>> [email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]> >>> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l >>> >>> >> >> >> -- >> Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia >> UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília >> Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari >> >> >> ------------------------------ >> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top >> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>- >> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>- >> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>- >> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/> >> > > > > -- > Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia > UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília > Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari > > > _______________________________________________ > Logica-l mailing list > [email protected] > http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l > >
_______________________________________________ Logica-l mailing list [email protected] http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
