*Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget
(veja o e-mail
http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html).*
*
*
*Que* (sic)* interessa uma crítica assim?*

Qualquer crítica é bem vinda, ao menos para mim. Críticas são pensamentos
divergentes, visões a latere, e valem por isso. Cassandra, na tragédia, é
chamada dusphemoûsa, ou seja, ``a que fala as coisas - phemí - ao lado,
dus.'' Por isso, é capaz de prever o futuro. Vê o que ninguem quer ver.

Não digo que seja esta minha habilidade principal... Apenas, li um livro de
Piaget. Não gostei; achei-o esquemático, formalizante demais. Botei o Piaget
de volta na estante e fui ler Jung, um porralouca criativíssimo. A quem
prefiro longe.

Você me permite ter essa opinião, Ricardo? Ou vou ter que ler todo o
Wittgenstein, toda a memorabilia sua, para dizer que W. era biruta?

(Atenção: gosto de Wittgenstein.)



2010/1/28 Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]>

> 2010/1/27 Julio Fontana <[email protected]>
>
>> Olá,
>>
>
> Olá.
>
>
>>
>> Não disse que não li e não gostei. Essa é uma afirmação, ao que parece, do
>> Doria.
>>
>
> Também eu não disse que você NÃO LEU e não gostou. Perguntei O QUE NÃO
> GOSTOU daquilo que LEU, que foi "A Representação do Mundo na Criança".
>
> Minha intenção não é de defender uma "religião" (como você escreve abaixo),
> mas defender a área em que trabalho de uma crítica fácil e sem fundamento.
>
> Quanto à crítica do Dória, ele mesmo reconheceu que não sabe nada de Piaget
> (veja o e-mail
> http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2010-January/004412.html).
>
> Que interessa uma crítica assim?
>
>
>
>>  Já leu a teoria das inteligências múltiplas de H. Gardner?
>>
>
> Infelizmente não li. Gostaria de saber se as análises dele toca nos
> problemas da  Teoria do Conhecimento (da relação entre o sujeito que conhece
> e o o objeto conhecido, como em Hume, Kant, etc) e da Epistemologia (da
> análise crítica do conhecimento científico, como em Granger, por exemplo)?
>
>>
>> Parece que o senhor está defendendo uma religião.
>>
>
> Novamente: apenas tento defender um mínimo de rigor em uma área de trabalho
> que é a Teoria do Conhecimento e a Epistemologia, principalmente em relação
> às contribuições de Piaget que, penso, tem defeitos, mas que tem muito a
> contribuir.
> Para citar um exemplo, os especialistas vivem discutindo sobre o Princípio
> da Contradição, mas muito poucos pesquisam o USO do Princípio (como, por
> exemplo, em Piaget, Recherches sur la contradiction, Paris, Presses univ. de
> France, 1974).
>
>
>> Não é por que o livro tem o título "A Representação do Mundo na Criança"
>> que nele conterá uma descrição exata disso. O livro pode ser ruim, né?
>>
>
> Esta foi a questão: o livro é ruim? Por quê?
>
> Lembrando que, no livro, Piaget pretende explicar a representação do mundo
> pela criança para principalmente trazer elementos para discussão em Teoria
> do Conhecimento e em Epistemologia. Acho que nós só vamos caminhar nestas
> áreas se entrarmos na discussões específicas dos problemas e soluções que
> cada obra trás.
>
>
>>
>>
>> Julio Fontana
>> Bacharel em Filosofia pela PUC-Rio
>> Especialização em cultura clássica greco-latina.
>>
>
> Abraço,
> Ricardo.
>
>>
>> --- Em *qua, 27/1/10, Ricardo Pereira Tassinari 
>> <[email protected]>*escreveu:
>>
>>
>> De: Ricardo Pereira Tassinari <[email protected]>
>> Assunto: Re: [Logica-l] Piaget
>> Para: "Julio Fontana" <[email protected]>
>> Data: Quarta-feira, 27 de Janeiro de 2010, 18:49
>>
>>
>> Olá Julio.
>>
>> Não entendi. Você chamou o livro "A Representação do Mundo na Criança" de
>> experimento? Bem, nele há VÁRIOS experimentos...
>>
>> Qual o(s) outro(s) livro(s) que você leu e não gostou? Por quê?
>>
>> Também não entendi: você acha que o livro "A Representação do Mundo na
>> Criança" não explica a representação do mundo pela criança? (pois é isso que
>> o livro pretende explicar).
>>
>> Já discutimos um pouco sobre Piaget nesta lista, dê uma olhada, por
>> exemplo, em:
>>
>> http://www.dimap.ufrn.br/pipermail/logica-l/2009-August/003946.html
>>
>> Sugiro também que dê uma olhada na bibliografia:
>>
>>
>> http://polo1.marilia.unesp.br/Home/Instituicao/Docentes/RicardoTassinari/BP.htm
>>
>> Abraço,
>> Ricardo.
>>
>>
>> 2010/1/26 Julio Fontana 
>> <[email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]>
>> >
>>
>>>    Mas quem precisa entender Piaget atualmente?
>>>
>>> O pessoal da Pedagogia diz que ele está superado e que existem técnicas
>>> melhores de ensino/aprendizagem. A única coisa que tem algum interesse, ao
>>> meu ver, é o seu experimento com crianças, "A Representação do mundo na
>>> criança". Interesse restrito pois não explica muita coisa também.
>>>
>>> Acho a matemática mais fácil de ser ensinada e aprendida do que qualquer
>>> outra disciplina de humanas. Um filósofo, por exemplo, devido a complexidade
>>> do seu campo somente começa a produzir algo original após os 50 anos de
>>> idade. Idade essa que o matemático, segundo G. H. Hardy, já produziu
>>> tudo aquilo que a sua criatividade o permitiu produzir.
>>>
>>>  Portanto, a matemática é mais fácil de ser aprendida e ensinada do que
>>> as disciplinas de humanas. Se os senhores acham que Brasil vai mal em
>>> matemática, nem queiram ver como ele vai em história, geografia, português,
>>> ...
>>>
>>> Julio Fontana
>>>
>>> ------------------------------
>>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
>>> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>-
>>> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>-
>>> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>-
>>> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>>> _______________________________________________
>>> Logica-l mailing list
>>> [email protected]<http://br.mc1104.mail.yahoo.com/mc/[email protected]>
>>> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>>>
>>>
>>
>>
>> --
>> Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
>> UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
>> Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari
>>
>>
>> ------------------------------
>> Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 
>> 10<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/>-
>> Celebridades<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/celebridades/>-
>> Música<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/m%C3%BAsica/>-
>> Esportes<http://br.rd.yahoo.com/mail/taglines/mail/*http://br.maisbuscados.yahoo.com/esportes/>
>>
>
>
>
> --
> Dr. Ricardo Pereira Tassinari - Departamento de Filosofia
> UNESP - Faculdade de Filosofia e Ciências - Marília
> Homepage: http://www.marilia.unesp.br/ricardotassinari
>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a