Olá, Décio e demais membros.

Talvez a questão seja mais simples.
Pode ser que tais níveis de conhecimento existam e sejam fundamentados ou
talvez seja algo intuitivo, ou seja, cada um define um curso de lógica
básico/elementar, intermediário e avançado como quiser.

Imagine que você sugere uma bibliografia básica, intermediária e avançada no
plano de estudos da Lógica para seus alunos. Que características os livros
classificados como intermediários e avançados possuem para pertencerem a
essas classes?

Um exemplo prático e de minha vivência:
- um curso básico de teclado envolve: conhecer as notas musicais básicas
(dó-ré-mi-fa-sol-la-si), leitura de partituras com essas notas, compasso
simples, cifras, ligadura. Músicas como Marcha Soldado, Noite Feliz e Asa
Branca são recomendadas para alunos nesta fase.
- um curso intermediário de teclado: exercícios técnicos com as duas mãos,
oitavas, acordes de sétima e progressão. Músicas: blues, nona sinfonia, Pour
Elise, etc...
- um curso avançado: execução de escalas maiores (em duas oitavas), com as
duas mãos dedilhando, clave de fá e distribuição dos acordes. Músicas:
execução de obras clássicas.*

Dessa forma, eu poderia definir que
1) um estudo básico/elementar - trata de *posições sintáticas e semânticas,
sobre os chamados conectivos lógicos, sobre os quantificadores e sobre o
predicado de igualdade?
1) um estudo intermediário - trata de questões que fazem uso de indução para
serem demonstradas ou definidas?
2) um estudo avançado - trata ou faz uso de teoria da recursão ?
*
Abraços,

Aracele


*
Em 31 de janeiro de 2010 05:59, Decio Krause <[email protected]>escreveu:

> Aracele
> A palavra "elementar" usada nesse contexto não significa "primeiro nível de
> estudo", como sua mensagem deixa transparecer. É sinônima de "primeira
> ordem". Geometria Elementar não é a geometria que de estuda no colégio, mas
> a parte da geometria que se faz em lógica de primeira ordem, ou elementar,
> assim como a teoria elementar dos reais, etc.
> Sua sugestão em 1) e 2) não faz qualquer sentido. Mas vejamos o que outras
> pessoas da lista devem dizer.
> Abraço,
> Décio
>
> ________________________________
> Decio Krause
> Departamento de Filosofia
> Universidade Federal de Santa Catarina
> 88040-990 Florianópolis, SC -- Brasil
> [email protected]
> www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause>
> ________________________________
> *Doctor Bell say we’re connected,*
> *He called me on the phone,*
> *But if we’re really together baby,*
> *How can I feel so all alone?*
> (Bell's Theorem Blues)
>
> Em 30/01/2010, às 23:04, Aracele Garcia de Oliveira escreveu:
>
> Olá !
> Busco uma fundamentação para a classificação do estudo geral da Lógica (ou
> dos níveis de dificuldade) em cursos ou livros que tratam sobre esse
> assunto.
> Independente da Lógica (Clássica, Paraconsistente, etc) e independente da
> aplicação para outras áreas (exemplo, Lógica para Computação, Lógica para
> Direito, etc).
>
> Gostaria de saber se existe alguma referência bibliográfia ou alguma
> fundamentação que fixa os conteúdos a serem tratados em  "Lógica Elementar",
> "Lógica Intermediária" e "Lógica Avançada" (assim como é feito na
> matemática, no estudo de línguas estrangeiras, instrumentos musicais,
> etc...).
>
> Segundo Carrion e Da Costa, em "Introdução à Lógica Elementar com o símbolo
> de Hilbert", temos que
> "Essencialmente, a Lógica Clássica versa, em sua forma *elementar*, com
> base em certas posições sintáticas e semânticas subjacentes, sobre os
> chamados conectivos lógicos, sobre os quantificadores e sobre o predicado de
> igualdade" e
> "Em sua porção não elementar, a lógica tradicional investiga a noção de
> pertinência e outras noções alternativas."
>
> No caso da parte intermediária e avançada,  poderíamos definir que:
> 1) um estudo intermediário - trata ou faz uso de indução
> 2) um estudo avançado - trata ou faz uso de teoria da recursão ?
>
> O que me dizem sobre isso ?
>
> Grata
> --
> Att.
>
> Aracele Garcia de Oliveira
> M.Sc. Student in Computer Science
> Federal University of Santa Catarina (UFSC)
> Department of Informatics and Statistics(INE),
> Florianopolis, SC - Brazil
> Phone: +55 48 8834-4281
> E-mail : [email protected]
> Personal Homepage: 
> http://www.inf.ufsc.br/~aracele<http://www.inf.ufsc.br/%7Earacele>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>
>


-- 
Att.

Aracele Garcia de Oliveira
M.Sc. Student in Computer Science
Federal University of Santa Catarina (UFSC)
Department of Informatics and Statistics(INE),
Florianopolis, SC - Brazil
Phone: +55 48 8834-4281
E-mail : [email protected]
Personal Homepage: http://www.inf.ufsc.br/~aracele
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a