oi Aracele,
eu vou repetir o obvio, mas as vezes vale a pena. Eu acho que a divisao
tradicional de logica em Teoria de Modelos, Teoria da Prova, Teoria da
Recursao e Teoria de Conjuntos 'e bastante  util. Tem um nucleo de coisas
basicas que as quatro divisoes usam e que precisa ser aprendido num curso
basico, mas fora esse nucleo basico nao acho que tem hierarquia nenhuma nao.
As quatro areas sao interdependentes e tem muita coisa (tipo logica
categorica) que pode ser classificada em varios lugares..

Eu concordo com o Decio, que a pergunta 'e interessante e pode dar uma
discussao legal..
>quem sabe a lista não poderia aos poucos ir montando programas >básicos e
literatura correspondente?

abs,
Valeria

2010/1/31 Decio Krause <[email protected]>

> Aracele
> Para *montar* esses cursos, temos que pensar um pouco, e haverá grandes
> divergências devido à experiência de cada um, formação e interesses/área de
> trabalho. Eu falo de como eu vim: para você na computação, eu sugeriria de
> início o livro do Walter+Epstein, que é bom para todo mundo. Para um
> matemáticos, Mendelson, ou Enderton para começar. Para filósofos, nós aqui
> iniciamos com o livro do Mortari, que é bem introdutório e bacana. Há textos
> bem bons mas meio antigos; por exemplo, par filósofos eu recomendaria o
> livro Mathematical Logic and Formalized Theories, de Robert Rogers, que é
> excelente, mas de 1971 e esgotado. Tem na USP. Para os lógicos, Shoenfield
> é, ou deve ser,  livro de cabeceira. Para todos os interessados o Ensaio do
> Prof. Newton Costa. Mas deve-se ir além: teoremas de Gödel (incompletude),
> fundamentos da teoria dos conjuntos, lógica categorial, temas como a
> consistência do Ax. Escolha e da HC, noções de forcing, etc. são
> fundamentais. Quem se interessa por lógica não deveria parar no que o Prof.
> Newton chama de *soft logic*, mas ir para essas coisas mais *hard*. Para
> você, não pode faltar o cálculo lambda, etc. Ler pelo menos a parte
> histórica do livro do Church, por exemplo. Tudo, veja, isso dentro da parte
> *clássica*.
> Tua mensagem é bacana: quem sabe a lista não poderia aos poucos ir montando
> programas básicos e literatura correspondente?
> D.
>
>
> ________________________________
> Decio Krause
> Departamento de Filosofia
> Universidade Federal de Santa Catarina
> 88040-990 Florianópolis, SC -- Brasil
> [email protected]
> www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause>
> ________________________________
> *Doctor Bell say we’re connected,*
> *He called me on the phone,*
> *But if we’re really together baby,*
> *How can I feel so all alone?*
> (Bell's Theorem Blues)
>
> Em 31/01/2010, às 11:13, Aracele Garcia de Oliveira escreveu:
>
> Olá, Décio e demais membros.
>
> Talvez a questão seja mais simples.
> Pode ser que tais níveis de conhecimento existam e sejam fundamentados ou
> talvez seja algo intuitivo, ou seja, cada um define um curso de lógica
> básico/elementar, intermediário e avançado como quiser.
>
> Imagine que você sugere uma bibliografia básica, intermediária e avançada
> no plano de estudos da Lógica para seus alunos. Que características os
> livros classificados como intermediários e avançados possuem para
> pertencerem a essas classes?
>
> Um exemplo prático e de minha vivência:
> - um curso básico de teclado envolve: conhecer as notas musicais básicas
> (dó-ré-mi-fa-sol-la-si), leitura de partituras com essas notas, compasso
> simples, cifras, ligadura. Músicas como Marcha Soldado, Noite Feliz e Asa
> Branca são recomendadas para alunos nesta fase.
> - um curso intermediário de teclado: exercícios técnicos com as duas mãos,
> oitavas, acordes de sétima e progressão. Músicas: blues, nona sinfonia, Pour
> Elise, etc...
> - um curso avançado: execução de escalas maiores (em duas oitavas), com as
> duas mãos dedilhando, clave de fá e distribuição dos acordes. Músicas:
> execução de obras clássicas.*
>
> Dessa forma, eu poderia definir que
> 1) um estudo básico/elementar - trata de *posições sintáticas e
> semânticas, sobre os chamados conectivos lógicos, sobre os quantificadores e
> sobre o predicado de igualdade?
> 1) um estudo intermediário - trata de questões que fazem uso de indução
> para serem demonstradas ou definidas?
> 2) um estudo avançado - trata ou faz uso de teoria da recursão ?
> *
> Abraços,
>
> Aracele
>
>
> *
> Em 31 de janeiro de 2010 05:59, Decio Krause <[email protected]>escreveu:
>
>> Aracele
>> A palavra "elementar" usada nesse contexto não significa "primeiro nível
>> de estudo", como sua mensagem deixa transparecer. É sinônima de "primeira
>> ordem". Geometria Elementar não é a geometria que de estuda no colégio, mas
>> a parte da geometria que se faz em lógica de primeira ordem, ou elementar,
>> assim como a teoria elementar dos reais, etc.
>> Sua sugestão em 1) e 2) não faz qualquer sentido. Mas vejamos o que outras
>> pessoas da lista devem dizer.
>> Abraço,
>> Décio
>>
>> ________________________________
>> Decio Krause
>> Departamento de Filosofia
>> Universidade Federal de Santa Catarina
>> 88040-990 Florianópolis, SC -- Brasil
>> [email protected]
>> www.cfh.ufsc.br/~dkrause <http://www.cfh.ufsc.br/%7Edkrause>
>> ________________________________
>> *Doctor Bell say we’re connected,*
>> *He called me on the phone,*
>> *But if we’re really together baby,*
>> *How can I feel so all alone?*
>> (Bell's Theorem Blues)
>>
>> Em 30/01/2010, às 23:04, Aracele Garcia de Oliveira escreveu:
>>
>> Olá !
>> Busco uma fundamentação para a classificação do estudo geral da Lógica (ou
>> dos níveis de dificuldade) em cursos ou livros que tratam sobre esse
>> assunto.
>> Independente da Lógica (Clássica, Paraconsistente, etc) e independente da
>> aplicação para outras áreas (exemplo, Lógica para Computação, Lógica para
>> Direito, etc).
>>
>> Gostaria de saber se existe alguma referência bibliográfia ou alguma
>> fundamentação que fixa os conteúdos a serem tratados em  "Lógica Elementar",
>> "Lógica Intermediária" e "Lógica Avançada" (assim como é feito na
>> matemática, no estudo de línguas estrangeiras, instrumentos musicais,
>> etc...).
>>
>> Segundo Carrion e Da Costa, em "Introdução à Lógica Elementar com o
>> símbolo de Hilbert", temos que
>> "Essencialmente, a Lógica Clássica versa, em sua forma *elementar*, com
>> base em certas posições sintáticas e semânticas subjacentes, sobre os
>> chamados conectivos lógicos, sobre os quantificadores e sobre o predicado de
>> igualdade" e
>> "Em sua porção não elementar, a lógica tradicional investiga a noção de
>> pertinência e outras noções alternativas."
>>
>> No caso da parte intermediária e avançada,  poderíamos definir que:
>> 1) um estudo intermediário - trata ou faz uso de indução
>> 2) um estudo avançado - trata ou faz uso de teoria da recursão ?
>>
>> O que me dizem sobre isso ?
>>
>> Grata
>> --
>> Att.
>>
>> Aracele Garcia de Oliveira
>> M.Sc. Student in Computer Science
>> Federal University of Santa Catarina (UFSC)
>> Department of Informatics and Statistics(INE),
>> Florianopolis, SC - Brazil
>> Phone: +55 48 8834-4281
>> E-mail : [email protected]
>> Personal Homepage: 
>> http://www.inf.ufsc.br/~aracele<http://www.inf.ufsc.br/%7Earacele>
>>
>> _______________________________________________
>> Logica-l mailing list
>> [email protected]
>> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>>
>>
>>
>
>
> --
> Att.
>
> Aracele Garcia de Oliveira
> M.Sc. Student in Computer Science
> Federal University of Santa Catarina (UFSC)
> Department of Informatics and Statistics(INE),
> Florianopolis, SC - Brazil
> Phone: +55 48 8834-4281
> E-mail : [email protected]
> Personal Homepage: 
> http://www.inf.ufsc.br/~aracele<http://www.inf.ufsc.br/%7Earacele>
>
>
>
> _______________________________________________
> Logica-l mailing list
> [email protected]
> http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l
>
>


-- 
Valeria de Paiva
http://www.cs.bham.ac.uk/~vdp/
http://valeriadepaiva.org/www/
_______________________________________________
Logica-l mailing list
[email protected]
http://www.dimap.ufrn.br/cgi-bin/mailman/listinfo/logica-l

Responder a